A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE

2905 palavras 12 páginas
Bom dia colegas,
Através da leitura da Unidade I “Estado, Governo e Mercado”, observei que os Estados Contemporâneos possuem papel fundamental para garantia do bem-estar da sociedade e também atuam como reguladores do mercado, assegurando seu bom funcionamento, quem em contrapartida também ajusta o estado com o “Pêndulo Social”.
Encontrei em pesquisa dois artigos distintos que representam os temas a Unidade I e um vídeo resumido sobre o assunto. Segue abaixo o link do Vídeo o os dois artigos.
Link Vídeo Gestão Pública - Estado, Governo e Mercado - http://www.youtube.com/watch?v=DxMIR5dcSbw

1º – A FUNÇÃO SOCIAL DO ESTADO NA CONTEMPORANEIDADE
RESUMO
A Ciência Política nos mostra que, desde a denominada Constituição de Weimer, de 1919, o Estado apresenta-se mais comprometido com a função social, assumindo amplamente o encargo da prestação dos serviços fundamentais aos indivíduos e ampliando sua esfera de ação, ao realizar investimentos a proporcionar seguridade social, alimentação, saúde, habitação, educação e outros direitos sociais. Os direitos sociais podem ser caracterizados como direitos subjetivos, que permitem aos cidadãos não só direitos de agir, mas, principalmente, poderes de exigir do Estado que bem desempenhe suas atribuições fixadas pela Constituição que venham a garantir melhores condições de vida comunitária; em razão da sua natureza, são denominados, por alguns, como “liberdades positivas”, de observância obrigatória em um Estado Social. O presente trabalho visa apontar as novas perspectivas a respeito desses Direitos fundamentais no Sistema Nacional e, de maneira breve, no “panorama” mundial, principalmente, após a política internacional neoliberal iniciada no Sistema Britânico, Norte-Americano e, posteriormente, nos demais sistemas mundiais, nas décadas de 70 e 80 do Século XX.

2º - Os limites das relações entre Estado, governo e mercado: uma análise crítica do pêndulo social

O presente artigo apresenta "O limite das relações entre

Relacionados