A fotografia humanista(apontamentos de Representing the social France and frencheness in post-war) – (trabalho de E.D. e M.I.A.)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A fotografia humanista(apontamentos de Representing the social France and frencheness in post-war) – (trabalho de E.D. e M.I.A.)
1) Contexto histórico

Frente popular (meio de 1939)
- sociedade francesa profundamente conservativa (société bloquée)
-afetada pelos efeitos da Guerra Mundial (1914 – 1918)
- tentativas para mudar o país (do tradicionalismo para o modernismo)
- Leon Blum, líderda frente popular (1936), tinha como objetivo trazer as pessoas do campo para a cidade por meio da classe ovrière (classe trabalhadora)
- alta xenofobia (revolta contra tudo o que é estrangeiro) e um nacionalismo exacerbado (das crenças nazi ainda enraizadas).

Regime Vichy (depois da derrota de 1940)
- reforçar e explorar a xenofobia da França e dos franceses
- Leis antissemitas (Outubro1940)

Libertação (1944)
- a França perdeu 1.450.000 da sua população
- ¾ do país ficou destruído pela guerra
- tornou-se impossível alimentar a população (linhas de distribuição afectadas)
- carestia de produtos
- expansão do mercados negros
- aumento da xenofobia e criação das purgas
- greves e confrontos violentos

Quinta República (1960)
- Baby-boom do pós-guerra
- crescimento daclasse ovrière
- crescimento da nova esquerda

2) Introdução: O paradigma da fotografia humanista francesa
A sociedade francesa na era da reconstrução do pós-guerra afastava-se dos ideais preconizados com a Libertação de Paris, em 1944.

Como todas as formas de representação fotográfica, a fotografia não é uma simples “recorte” de um dado momento, pois não consegue alhear-se dos valores e daética dos que nela trabalham (fotógrafos).

Humanist photography: centra-se essencialmente no retrato do dia-a-dia das “pessoas normais”. A imprensa ilustrada afirmou-se como a fonte principal de informação e entretenimento público no período que decorre entre 1945 e finais da década de 50 (um período de grande tensão e instabilidade que incluía a bancarrota económica, a guerra colonial,desordem política, agitação social, rápido desenvolvimento industrial e grandes mudanças a nível demográfico).
Existia também uma tendência comum para concentrar este tipo de fotografia na classe urbana trabalhadora, na pequena burguesia e nas subclasses marginais.
Os aspetos sociais dificilmente eram apresentados de maneira assertiva nesta época pois os fotógrafos humanistas estavam maisinteressados em representar os aspetos culturais de França.

Cultural Framework – aspetos-chave de uma estrutura social e das interações sociais e/ou políticas que são coloridas ou codificadas pela distinta expressão Francesa.

1.1) Paradigmas dominantes na fotografia
Os fotógrafos não podiam fotografar tudo: tinham de selecionar temas e decidir como iriam fotografá-los. As suas principais intençõese os seus interesses, embora estivessem presentes e fossem valorizados na escolha do tema eram codificados no conteúdo da imagem.
Com este novo paradigma, ocorre uma mudança que faz com que coisas “familiares” e triviais sejam vistas como originais e revolucionárias.
Não é difícil perceber que este novo paradigma científico pode ser aplicado a outros corpos de conhecimento e outros valoresestéticos, principalmente aqueles que não podem ser facilmente manipulados.
Um grupo de fotógrafos partilhava a opinião de que devia existir um meio que assegurasse o domínio do paradigma humanístico como forma de representação e, para isso, desenvolveram uma agenda de temas centrais e comuns que expressassem a sua maneira de ver o mundo – a sua “world-view” - e oferecessem imagens alternativas dasociedade francesa que contestassem outras formas de representação (criando uma nova estética visual).

3) Expressão Documental e Fotografia
Se a mente ou o olho possuem capacidades para gravar ou exprimir imagens são tidos como uma ferramenta de documentação, e mais, como um instrumento criativo.
A imagem fotográfica pode ser vista como uma representação de um facto importante ou como um...
tracking img