A FORÇA DO HOUSE ORGAN NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL DO IPEM

3143 palavras 13 páginas
A FORÇA DO HOUSE ORGAN NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL DO IPEM*

Daniel Silva de Souza**

RESUMO

Este trabalho tem como proposta apresentar, através de referências de autores e pesquisadores, uma abordagem sobre o papel fundamental do house organ, além de contar com a experiência de implantação do informativo do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco – Ipem/PE. Outro ponto marcante que trará o texto é a ênfase de como o jornal empresarial do instituto pode fortalecer as estratégias de comunicação empresarial, enquanto ferramenta de gestão.

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo empresarial, Comunicação, House organ.

. Introdução

A Comunicação Empresarial, ao longo dos anos, tem conquistado seu espaço nas mais diversas organizações governamentais, não-governametais e instituições privadas. Essa conquista se deve ao fato de um trabalho planejado, bem elaborado, produzido pelos profissionais de Jornalismo/Comunicação e, claro, alinhado às diretrizes e missão da empresa.
Uma das ferramentas que nasceu e ganhou corpo, desde o surgimento das assessorias de imprensa, foi o house organ, objeto de estudo pelo qual este artigo irá trazer à discussão e reflexão.

O estudo tem como objetivos, mostrar a importância do jornal institucional para uma organização, destacar o processo de elaboração do informativo (mencionando desde a escolha das pautas à impressão), trazer a opinião de alguns autores que debatem sobre house organ, além de esmiuçar a proposta de implantação do jornal empresarial para o Ipem.

Como metodologia, o artigo utilizará dois recursos: primeiro, a pesquisa fará um encontro de autores que já atuaram na prática com produção de informativos, enquanto que em outro ponto será destacado a forma de como aconteceu a implantação do jornal no Ipem, a partir da iniciativa da assessoria de imprensa do órgão.

1. 1. Justificativa

Não se pode pensar o jornal institucional em sua individualidade, quando provém de um conjunto de ações da Comunicação

Relacionados