A formaç do professor de matem e a eja

1599 palavras 7 páginas
Resumo

Este artigo discute a inserção de discussões sobre a educação de jovens e adultos (EJA) nos cursos de formação de professores de matemática, no sentido de contribuir para que o futuro professor obtenha uma formação que o capacite para trabalhar nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave

Educação de jovens e adultos, formação de professores de matemática.

Abstract

Keywords

Introdução

Segundo dados preliminares do censo escolar 2005, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a educação de jovens e adultos atende hoje mais de quatro milhões de alunos presenciais e quase um milhão de alunos em cursos semipresenciais.

No estado do Pará, a educação de jovens e adultos atende 304.509 alunos, sendo 103.598 na rede estadual de ensino, 185 na rede federal de ensino, 198.399 na rede municipal e 2.327 na rede privada de ensino. Especificamente no município de Belém, a educação de jovens e adultos atende 64.989 alunos.

Existe, portanto, uma demanda crescente e considerável de alunos que procuram essa modalidade de ensino seja para acelerar os estudos, quando nos referimos aos jovens, seja para recuperar o tempo perdido, quando nos referimos aos adultos.

Neste contexto, convém questionar o que as universidades do estado do Pará estão fazendo no sentido de preparar o futuro professor de

matemática para trabalhar na educação de jovens e adultos.

Muitos professores declaram que não obtiveram, na sua formação inicial, preparação para trabalhar na educação de jovens e adultos, e que trabalham nessa modalidade apenas como forma de complementação de carga horária.

Sem formação para trabalhar na educação de jovens e adultos, o professor a considera como uma modalidade de ensino regular. Ele trabalha com os alunos da mesma forma que trabalha

Relacionados

  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas