A flor e o militante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FLOR E O MILITANTE

As plantas forjam sua descendência, preparando com paciência  o botão depois a flor, de onde saem as sementes e se espalham como gente.
            Presa ao galho a florserve às abelhas, que procuram através de seu quartel a matéria para fazer o mel; por isso se deixa penetrar, sem medo de se machucar.
            Saciadas, as abelhas vão embora. Levam a doçurarepartida para manter a vida da colmeia. Voltam noutro dia para completar a ceia.
            A flor em seu balanço fica para cumprir o destino sem descanso: perfumar o ambiente e fazer no silêncio aparecercada semente. Bela missão é essa de servir: exalar perfume e produzir.
           O militante não é a abelha que vai de flor em flor, mas a própria flor que atrai para si a responsabilidade, deresponder a cada uma com doçura e verdade que, lutar e vencer é saber perfumar de amor à humanidade. Envolver cada pessoa num grande abraço e, depois, andar juntos os outros passos.
            Paraavisar as abelhas, a flor, usa o perfume e sua cor; sinais que orientam também o lutador.
            Passado os dias à flor madura e satisfeita, deixa murchar as pétalas de seu brilho, para fazer nascerde si os próprios filhos. E como uma caverna que abre suas portas, deixa sair contentes as sementes que transparecem mortas.
            Mas é engano. A semente quer o tempo de germinação para, emsilencio levantar-se lentamente do chão; imitar a sua espécie com as cores; crescer e também se encher de flores.
            A planta da semente busca entrar por cada fresta, puxada pelo sol, ajuda aconstruir e a expandir a floresta.
 Militantes: mulheres e homens em cada ação fazem-se a si próprios e a organização. Tem ela o jeito de seus passos, o carinho de seus gestos e a acolhida de seusbraços. Confundem-se em suas identidades, quê, ao não poder vê-los a sociedade, procura seu perfume em cada marca de saudade.
            Militante, é aquele que se comporta como a flor exuberante,...
tracking img