A familia nos dias de hoje

A FAMILIA NOS DIAS DE HOJE
Resumo
Durante os estudos, partindo da necessidade de compreender a evolução das famílias até a atualidade, procurei subsídios para que facilitasse este trabalho na busca por respostas em relação ao modelo de família que vem se formando nos dias de hoje. A família estar em conexão intima com a sociedade, e esta em resposta a sua participação não deve deixar de lado oseu dever de respeitar e promover a família tendo em vista que ela constitui um valor indispensável e irrenunciável, possui direitos próprios, inalienáveis, que jamais podem ser rechaçados. Interpretar de forma crítica e reflexiva, a formação das diferentes famílias constituídas na atualidade, é importantíssimo que façamos uso de fundamentação teórica, extraída de artigos da internet e tambémleituras, mostrando que as famílias vem perdendo espaço para o consumismo desenfreado, o que ocasiona o distanciamento entre as pessoas por conta da falta de diálogo, de afeto, regras e limites, que por sua vez deposita-se nas instituições educacionais a responsabilidade de cuidar e educar e que a omissão das famílias tem transformado essa nova geração em pessoas deprimidas, frustradas, vazias eangustiadas.

A família e seus valores em meio às ameaças e desafios do nosso tempo
A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade. Frente a esta realidade a família traz em si inúmeros valores essenciais que por nada pode ser ofuscado, tolhido ou menosprezado, pois a família não é somente lugar um de crescimento pessoal, dos afetos, da transmissão da culturaentre as gerações, mas sim uma comunidade de amor, o lugar do direito e do princípio do cuidado, da solidariedade, partilha, amizade, companheirismo, respeito e unidade.
A família foi sempre considerada como a primeira e fundamental expressão da natureza social do homem, em que delineia-se, no desígnio do Criador, como lugar primário da humanização, o instrumento mais eficaz da pessoa, dasociedade, berço da vida e do amor. Não obstante, em nossos tempos é possível constatarmos uma sociedade cada vez mais despersonificada, desumana e desumanizante. Observamos por exemplo: o crescimento da violência de forma assustadora, a miséria e a fome, as drogas, pornografia e tantas outras desordens que fere a essência da família.
Infelizmente em nossos tempos a família célula base da sociedadesujeito de direitos e deveres tanto do Estado como de qualquer outra comunidade encontra-se muitas vezes como vítima da sociedade da lentidão das suas intervenções e das suas patentes injustiças.

Nossa missão Sistêmica diante das ameaças e desafios da família
Hoje muitas ideologias não consideram a família como um bem, um valor para a sociedade; tendem a ver na família fundada sobre o matrimônioum obstáculo que fere a liberdade. No tempo hodierno nem sempre a família é lugar de diálogo. Nem sempre os filhos são apreciados como um dom, mas como um peso e uma pesada responsabilidade, onde em muitos lares se procura evitar.
Muitos vêem a família não como uma realidade natural, mas como uma estrutura social mais ou menos artificial que procede de circunstancias susceptíveis de mudanças; ouainda a tendência a atribuir a responsabilidade dos fracassos individuais às instituições do matrimônio e da família e não as pessoas nelas contidas. Entretanto, para demonstrar o imenso valor da família para a sociedade, utilizando uma citação de Aristóteles que afirma: "A sociedade política só existe a partir da família e sempre na família". Conclui-se, portanto, que se faz necessário afirmarque sociedade e família estão intrinsecamente interligadas, ou seja, alterando a sociedade, altera-se a família e destruindo a família, destrói-se a sociedade.
Ao falar da família no mundo de hoje, vemos vários aspectos negativos da família. "não faltam sinais de degradação preocupante de alguns valores fundamentais, uma errada concepção teórica e prática da independência dos cônjuges entre si;...
tracking img