A falta de sais minerais no organismo

O QUE A FALTA DE SAIS MINERAIS CAUSAM NO ORGANISMO

A carência de minerais em nosso organismo pode causar o desenvolvimento de diversas doenças. A anemia é causada pela falta de ferro, a falta deflúor causa cárie dentária, o bócio é causado pela falta de iodo, carência de potássio causa a fadiga muscular. E como os minerais que necessitamos vem diretamente da comida que ingerimos, em algunspaíses a população sofre da falta de certos nutrientes por causa do solo em que os alimentos são plantados. Essas deficiências são mais críticas do que muitas das carências de vitaminas, e também ossintomas são muito distintos, apenas sabendo da deficiência através de exames médicos. Mesmo assim as pessoas devem ter em mente que uma alimentação saudável e variada deve fornecer todos os sais mineraisnecessários para o nosso corpo. Excessos de minerais também causam doenças, é o caso da hipertensão, que pode ser causada pelo excesso de sódio.

Vale lembrar que a reposição de sais minerais noorganismo a partir de remédios deve ser feita somente através de prescrição médica, já que, ao contrário das vitaminas (exceto a vitamina A), o excesso dessas substâncias no nosso corpo também podecausar doenças graves. Por isso o melhor a se fazer é mudar a dieta alimentar para uma alimentação saudável que supra todas as nossas necessidades.

AS FUNÇÕES DOS SAIS MINERAIS NO ORGANISMO

Os saisminerais executam diversas funções dentro do nosso corpo: o cálcio, o fósforo e o flúor ajudam na formação dos ossos e dentes, os impulsos nervosos são regulados graças ao sódio e ao potássio. Omagnésio tem funções na contração muscular e atividades enzimáticas, já o ferro é essencial na hemoglobina do sangue, o cobre atua na melanina da pele e o cloro ajuda a equilibrar os fluídos líquidos docorpo.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS SAIS MINERAIS NO ORGANISMO:

- formação da estrutura esquelética dos seres vivos;
- são ativadores de enzimas;
- fazem parte da composição de moléculas;
- atuam...