A f0rmação do contratualismo

2724 palavras 11 páginas
A FORMAÇÃO DO CONTRATUALISMO

Tiago Rodrigues Silveira leite tiagoprof@ig.com.br
Trabalho de Conclusão de Curso
Redefor

RESUMO: O atual artigo tem como objetivo analisar e compreender a gênese da formação do Estado sobre a perspectiva contratualista do filósofo genebrino Jean Jacque Rousseau. Ao pensar o Estado como instituição que tem como base a convenção entre os seus cidadãos quero analisar como as convenções se forma a partir do estado de natureza e evolui para pacto social ou estado civil. O presente trabalho não pretende esgotar o assunto, mas tem como objetivo conceituar esclarecer o processo inicial do contrato social.

PALAVRAS-CHAVE: Rousseau; Contratualismo; Pacto social e Estado.

ABSTRACT: The present article aims to analyze and understand the genesis of state formation on the contractualist perspective of the Genevan philosopher Jean Jacques Rousseau. When thinking about the state as an institution that is based on the agreement between its citizens want to analyze how the convention is formed from the state of nature and evolves to statutes or marital status. This paper is not intended to be exhaustive, but aims to clarify the initial conceptualizing the social contract.

KEYWORDS: Rousseau, Contractualism; memorandum and state.

INTRODUÇÃO.

Ao pensar o contratualismo utilizarei como base teórica um dos principais autores da filosofia iluminista, o filósofo suíço Jean Jacques Rousseau, o estudioso rousseauniano Robert Dérathé, além dos autores contemporâneos e brasileiros o professor Silvio Gallo, a filósofa Marilena Chauí e o professor Ricardo Monteagudo.

Os autores citados auxiliarão a tecer reflexões sobre a gênese do contrato e sua justificação em uma perspectiva histórica, procurando conceituar o estado de natureza e suas características e a transição para o

Relacionados