A experiencia de hawthorne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
1. Origens da teoria das relações humanas.........................................1
2. A experiência de Hawthorne..........................................................2
3. Primeira fase ..................................................................................3
3.1. Segunda fase (sala de experiência de montagem de relés).........3
3.2. Terceira fase(programa de entrevistas).......................................6
3.3. Quarta fase (sala de observações de montagem de terminais).....6
4. Conclusões da experiência de Hawtrorne......................................7
5. Referencias. ...................................................................................9



1. Origens da teoria de relações humanas.
Segundo Chiavenato(1997), as principais origens da teoria das relações humanas surgiram das necessidades de tornar mais sociável e acessível a administração, extraindo um estilo rígido e duro de interagir com os operários, que eram tratados como meros recursos ou meios de produção.
A psicologia e a sociologia contribuíram muito com essa mudança, buscando adequar á teoria clássica aos novos tempos, aplicando suastécnicas e teorias na organização industrial.

2. A experiência de Hawthorne
A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos começou vários estudos em 1924, com base nos clássicos de Taylor e Gilbreth, para analisar se havia alguma relação mutua entre a produtividade e a iluminação nos setores de produção.
Uma indústria têxtil que ficava próxima da Filadélfia passava por problemas debaixa produção e com índice de alta rotatividade de pessoal, depois de varias estratégias de incentivos frustradas, em 1923 Mayo iniciou uma pesquisa para solucionar os problemas dessa indústria. Elton inseriu uma pausa para descanso, deixando a escolha dos operários o momento de parada das máquinas e contratou uma enfermeira para dar suporte em caso de acidente de trabalho. Passado algum tempo, aprodução aumentou e a alta rotatividade diminuiu.
Em 1927, em Chicago, no bairro de Hawthorne, o conselho nacional de pesquisas iniciou uma experiência na fabrica de equipamentos telefônicos Western Electric Company, onde quem coordenava era Elton Mayo. O seu objetivo na pesquisa foi descrever a relação entre a intensidade da iluminação e a eficácia dos operários. Visando também fazer um estudosobre a fadiga, que consequentemente poderia causar acidentes de trabalho e afetar a produção. Com as pesquisas puderam constatar que as variações sofridas pelos operários eram devido a fatores psicológicos, considerado inoportuno e invasivo, os pesquisadores buscaram meios para anular o seu efeito, motivo pelo qual os estudos se estenderam até 1932, quanto foi interrompido por razão da crise de1929.
A fábrica Western Electric Company desenvolvia uma conduta voltada para melhores condições de trabalhos de seus operários, tornando o ambiente agradável e amigável e com um programa de salário aceitável. Havia na fabrica o departamento de relés, que era formado por seis moças que efetuavam atividades simples e repetitivas que dependiam de suas habilidades para alcançar uma produçãosatisfatória. Na linha de montagem, cinco relés eram produzidos a cada seis minutos por moça, mas o interesse da fabrica não era aumentar a produção e sim conhecer melhor os empregados.
3. Primeira fase da experiência de Hawthorne
A primeira fase da experiência de Hawthorne tem o objetivo de descobrir a relação entre a intensidade da iluminação e a reação que os operários tiveram referente ao ritmo deprodução.
Elton Mayo deu inicio a experiência no departamento de relés, onde haviam dos grupos de operações que realizava o mesmo tipo de serviço, um dos gupos continuou com a iluminação normal e o outro grupo aumentou-se a iluminação. Quanto mais aumentava a iluminação mais as moças produziam, ao trocar as lâmpadas por outra da mesma intensidade a produção também aumentava, ou seja, puderam...
tracking img