A experi ncia da pobreza O narrador Sobre o conceito de hist ria

5218 palavras 21 páginas
A experiência da pobreza
- A experiência é passada do modo benevolente ou ameaçador. As ações da experiência estão em baixa.
- Os combatentes que lutaram na primeira guerra mundial, voltam calados. Mais pobres em experiências comunicáveis que ricos. Publicaram-se livros sobre a guerra, mas nenhuma continha experiências transmissíveis de boca em boca.
- “Porque nunca houve experiências mais radicalmente desmoralizadas que a experiência estratégica pela guerra de trincheiras, a experiência econômica pela inflação, a experiência do corpo pela fome, a experiência moral pelos governantes.”
A existência do camundongo Mickey é um desses sonhos do homem contemporâneo. É uma existência cheia de milagres técnicos como zombam deles. Pois o mais extraordinário neles é que todos, sem qualquer improvisadamente, saem do corpo do camundongo Mickey, dos seus aliados e perseguidores, dos moveis mais cotidianos, das árvores, nuvens e lagos. A natureza e técnica, o primitivismo e o conforto se unificam completamente, e aos olhos das pessoas, fatigadas com as complicações infinitas da vida diária e que veem o objetivo da vida apenas como o mais remoto ponto de fuga numa interminável perspectiva de meios, surge uma existência que se basta a si mesma, em cada episódio, do modo mais simples e mais cômodo, e na qual um automóvel não pesa mais que um chapéu de palha, e uma fruta na árvore de arredonda como a gôndola de um balão.”
- A crise econômica está diante da porta, atrás dela está uma sombra, a próxima guerra.
O narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov
1.

No final da guerra, observou-se que os combatentes voltavam mudos do campo de batalha não mais ricos, e sim mais pobres em experiência comunicável.
Porque nunca houve experiências mais radicalmente desmoralizadas que a experiência estratégica pela guerra de trincheiras, a experiência econômica pela inflação, a experiência do corpo pela guerra de material e a experiência ética pelos governantes.
2.
A extensão real

Relacionados

  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas