A eva mitocondrial e henry lewis morgan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Eva Mitocondrial e Henry Lewis Morgan
No documentário do Discovery Chanel “A origem do homem” é mostrado como através das pesquisas realizadas com o DNA Mitocondrial – transmitido somente pelamãe para filhos e filhas, os cientistas conseguiram traçar de maneira surpreendente a origem da espécie humana e como ela conseguiu se espalhar por toda a terra.
Segundo o documentário a espécie humanateve origem na África e migrou para o resto do planeta devido a fatores naturais como: enchentes, secas, escassez de alimentos, etc. A primeira migração identificada pelos cientistas ocorreu após aera glacial que extinguiu os dinossauros. Naquele tempo o homem vivia como nômade e sua subsistência era tirada diretamente da terra, portanto, conforme as mudanças climáticas, os rebanhos migravam paralugares onde existiam pastagens e o homem, por depender da caça e da colheita de vegetais nativos, acompanhava as migrações dos animais.
Conforme as migrações ocorriam, os homens descobriam novasformas de sobrevivência, tinham contato com novos alimentos e passaram a viver sob diferentes climas, fazendo com que desenvolvessem novos utensílios, armas e maneiras de lidar com o novo mundo ao seuredor.
Muito antes do lançamento deste documentário, em 1877, Henry Lewis Morgan considerado o pai da antropologia lançou um livro intitulado “A Sociedade Antiga” onde estudou os estágios de progressoda sociedade analisando: os aborígenes australianos, os índios iroqueses, os astecas, os gregos e os romanos. Morgan dividiu a evolução do homem em três estágios: a selvageria, a barbárie e acivilização.
Antes de qualquer coisa, é incrível observar como há 129 anos antes da publicação do estudo da origem do homem através deste documentário, Morgan conseguir com tão poucos recursos dados àépoca da publicação de seu livro, ter a ideia de que o homem advém de um período tão longínquo, em A Sociedade Antiga ele diz: ”Sabe-se agora que a humanidade existiu na Europa durante o período...
tracking img