A etica protestante e o espirito do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO

Max Weber elaborou muitas obras ao longo de sua vida, mas sem duvidas, ‘a ética protestante e o espirito do capitalismo’ foi sua obra mais marcante,e a que continua sendo estudada até os dias do hoje. Weber realizou extensos estudos sobre economia, história e as diversas religiões. Em suas analises desenvolveu teorias sobre a sociedade e seinteressou particularmente pelas relações entre o capitalismo e o cristianismo, daí surgiu o seu trabalho mais conhecido.
A Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo vincula o nascimento docapitalismo à doutrina Calvinista da predestinação e à consequente interpretação do êxito material como garantia de graça divina.
  Elaborado com o intuito de se contrapor às interpretaçõesmaterialistas do marxismo em voga, a sua obra propõe uma compreensão do capitalismo que parte, ao invés do âmbito econômico (as relações sociais de produção, como fazia Marx), do âmbito espiritual, cultural. Daíporque a história do capitalismo é contada a partir do desenvolvimento da ética protestante. Esta ética, surgida no contexto da Reforma como crítica do Catolicismo propunha uma forma de religiosidadediferente, mais espiritualizada.
O ponto principal de divergência entre a ética protestante e a católica está em sua concepção de salvação: ao contrário das doutrinas católicas, o protestantismonão considera que as boas ações do sujeito possam influir em sua salvação. Ao contrário, esta salvação está garantida ou não por Deus, independentemente do comportamento do sujeito. O sujeito não temcomo garantir sua salvação, mesmo que aja moralmente e que pratique o bem. Se este sujeito possui esse comportamento reprovável, o protestantismo considera que ele deve ser um escolhido, mas não pode,de modo algum, garantir isso.
Os desígnios divinos estão absolutamente fora do alcance de qualquer ser humano. Entre Deus e os homens, não há qualquer mediação - mesmo a Igreja não possui...
tracking img