A estrutura de um computador digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESTRUTURA DE UM COMPUTADOR DIGITAL

1. Introdução
Um computador digital é uma maquina criada para resolver problemas para as pessoas, muitos acham que o computador digital é "inteligente" sendo que ele é extremamente "burro", pois só vai executar tarefas dadas a ele através de uma seqüência de instruções a qual denominamos de programa ou sistemas operacionais, juntamente com seus aplicativosque implementam a funcionalidade para a sua utilização de forma que conhecemos atualmente.
O computador ele é divido em varias partes de hardwares onde temos a placa-mãe que gerencia a comunicação entre outros periféricos de entrada e saída, tanto integrados a ela (On-board) ou não (Off-board), temos o processador que é responsável pelos processamentos dos dados (CPU) e a memóriaprincipal onde armazena dados temporários. Mais adiante iremos ver afundo cada item do computador digital e veremos também a sua historia e seus respectivos inventores e determinadas tecnologias que foi fundamental para o desenvolvimento do computador digital.
2. História
A primeira geração dos computadores digitais foi por volta de 1940, onde foi considerado a era da computação moderna, estacorrida de desenvolvimento ocorreu antes e durante a Segunda guerra mundial, com a criação e modernização de certos itens tais como: os circuitos eletrônicos, relés, capacitores e válvulas. Os itens mecânicos dos computadores analógicos foram alterados e o calculo digital substituiu o calculo analógico.
Assim, os computadores projetados e construídos nesta época foram chamados decomputadores de "primeira geração", a primeira geração dos computadores foi construída manualmente e utilizando circuitos de relés e válvulas. Um dos computadores que se destacou nesta época foi o ENIAC, um projeto do Exercito Americano e criado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, onde foi feito o primeiro computador a válvulas e o seu desempenho era considerado um marco para a época onde oENIAC fazia quinhentas multiplicações por segundo. Depois do ENIAC, John von Neumann propôs a idéia de transformar os calculadores em "cérebros eletrônicos" e assim criando uma forma de utilização para modelar a arquitetura do computador em três características que foram:
1. Codificar as instruções de uma forma possível que fosse armazenado em memória e Von Neumann propôs a utilizaçãodo que hoje conhecemos como código binário (1 e 0).
2. Armazenar instruções na memória e todas as informações e tarefas a serem executada.
3. Buscar instruções diretas na memória em vez dos cartões perfurados.
Os computadores digitais mudaram dramaticamente desde os primeiros criados na década de 1940, quase todos os computadores atuais ainda utilizam aarquitetura de von Neumann.
Tabela 1. Alguns dos marcos no desenvolvimento do computador digital
Ano
Nome
Construído por
Comentários
1834
Maquina analítica
Babbage
Primeira tentativa de construir computador digital.
1943
COLOSSUS
Governo Britânico
Primeiro computador eletrônico
1946
ENIAC
Eckert/Mauchley
A história moderna dos computadores começa aqui
1952
IAS
von Neumann
Amaioria das máquinas atuais usa esse projeto
1964
6600
CDC
Primeiro supercomputador científico
1981
IBM-PC
IBM
Deu inicio à era moderna do computador pessoal
1981
Osborne-1
Osborne
Primeiro computador portátil
1993
Newton
Apple
Primeiro computador: palmtop
3. O que é computadores digitais
O computador digital é um dispositivo elétrico concebido para manipular símbolos, dados, comrapidez e precisão, que recebe dados de entrada e de forma automática, os processa de modo a obter dados de saída com base em um conjunto detalhado de instruções (que também constituem dados de entrada).
Processar dados significa transformar informações que temos em mãos (informações iniciais ou de entrada) em informações úteis (informações finais ou de saída).
4. Arquitetura do...
tracking img