A estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Estética (Sentimento, olhar com sentimento) é uma disciplina filosófica que procura definir o Belo ou a Beleza em geral e as suas formas de representação nas artes e na natureza, assim como os seusefeitos sobre os receptores. No início estes conceitos estavam intimamente ligados à ideia de Bem: o Belo identifica-se com o Bem. Tradicionalmente os heróis das histórias infantis são belos e bons,enquanto os vilões são feios e maus.
A Estética como disciplina filosófica
A reflexão sistemática na filosofia, sobre a beleza e a arte, remonta pelo menos à anciania clássica. Muitos autorespreferem o termo filosofia da arte, entendendo-o como uma reflexão centrada nas obras de arte e nas suas relações com o criador que as produziu. Esta denominação pretende excluir, por exemplo, o belonatural.
A Experiência Estética
O meio envolvente desperta em nós emoções de agrado ou desagrado, de prazer ou de desprazer, de beleza ou fealdade. A sensibilidade leva-nos à contemplação e à criação deobras de arte.
Através das suas obras o artista procura expressar as suas emoções, mas fá-lo de forma a que outros as possam igualmente experimentar quando as contemplam.
A Atitude Estética
Paraque exista uma experiência estética é necessário: Contemplar as coisas de forma desinteressada e sem preconceitos. O que implica vê-las como são em si mesmas, com distanciamento e desapego. Os nossossentidos devem estar libertos e despertos para o diferente, caso contrário os nossos sentidos estarão bloqueados.
O modo como vivemos as diversas experiências estéticas depende da nossasensibilidade, a qual é influenciada pela preparação que temos para poder usufruir uma dada experiência. Muitas formas de arte, como certas expressões da requerem uma iniciação prévia, nomeadamente para pudermosentender a linguagem usada pelos artistas.
A sensibilidade estética desenvolve-se, isto é, o gosto, a capacidade de apreciar, educam-se, tal como se educa o sentido do paladar (gosto), através de...
tracking img