A escrita virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O ato de escrever formalmente está cada vez menos disseminado entre as pessoas. Nos dias atuais a linguagem vem sendo modificada e o ato de escrever está sendo mais utilizado no mundo virtual do que no real, geralmente assumindo formas coloquiais por meio de expressões abreviadas.
Na linguagem virtual, a busca pela praticidade nas respostas durante uma conversa faz com que hajaabreviações na escrita. Esse tipo de situação acaba interferindo na linguagem formal podendo ocorrer erros de português durante a sua devida execução como, por exemplo, durante a escrita de uma atividade acadêmica, estes passam despercebidos pelo aluno por serem algo comum no seu cotidiano.
O tema central a ser trabalhando na elaboração do artigo pretende nos familiarizar sobre o processo dedesenvolvimento da escrita dentro do contexto atual, assumindo como tema norteador a linguagem da internet que algumas vezes acarreta dificuldade na elaboração da escrita, como nos trabalhos acadêmicos. A linguagem abreviada a cada dia que passa se difunde no dia a dia dos jovens, trazendo assim alguns déficits em relação à aquisição da linguagem formal.
A recente disposição com a ideia inicial deesclarecimento do ato da escrita sob a interferência da virtualidade mostra que, com o passar do tempo e através de algumas experiências a virtualidade influencia de maneira direta e indireta na escrita formal. O foco deste trabalho nos propõe à busca e o entendimento do porque da linguagem escrita ser tão transformada em sites de relacionamentos e como essas transformações influenciam na aprendizagemdo indivíduo.
Atualmente encontramos algumas dificuldades de escrita em relação a trabalhos acadêmicos, com a linguagem da internet. Esse conflito da linguagem via internet vem afetando significativamente a qualidade dos trabalhos escritos de muitos jovens.
É notório o delicado conflito entre a escrita convencional e a linguagem da internet, pois, o uso cada vez mais presente do computador,aparelhos celulares, smart phones, cria uma nova forma de escrita onde o jovem tende a abreviar as palavras para serem mais rápidos e exatos em suas mensagens, escritas, e na comunicação virtual.
A investigação desse foco sobre a escrita virtual e a sua interferência no cotidiano nos levou a identificar as diferenças entre a escrita virtual e a convencional, analisando algumas conversas e algunstrabalhos acadêmicos, para compreender as diferentes modalidades no cotidiano.
Nossa observação proporciona a um estudo exploratório, de caráter qualitativo, apesar de fornecer alguns subsídios de caráter quantitativo.
Procurando não comprometermos a qualidade de nossa pesquisa, optamos por uma avaliação apenas sobre a linguagem virtual e a sua interferência no cotidiano de alguns indivíduos osquais não há a necessidade de os identificaremos.  Nossa investigação se desenvolveu através de observações realizadas com jovens estudantes, e suas respectivas linguagens virtuais focando-se a internet como meio de estudo.
A observação se realizou de maneira participativa, ou seja, nós, pesquisadores, interagimos diretamente com a parte do grupo estudado.
O artigo no decorrer de sua elaboraçãosofreu algumas alterações determinantes enquanto ainda se tinha como projeto, diante de conversações entre nós os componentes e a nossa orientadora. Pretendíamos de início utilizar de questionários para a execução de nossa pesquisa, porém, ficou determinante e melhor executado utilizarmos de exemplos de conversações para visualização dos leitores.
E por fim, a redação se deu ao subsídiocientífico com o requisito à conclusão da graduação de pedagogia.

A ESCRITA VIRTUAL
Segundo Cunha e Lindley (2001), autores da nova gramática do português contemporâneo (2001, pág.’s 63 a 66) para nos reportarmos à escrita as palavras de nossa língua, empregáramos certos números de sinais gráficos chamados LETRAS.
O conjunto ordenado das letras de que nos servirmos para transcrever os sons da...
tracking img