A escravidao no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: Redescoberta dos historiadores antigos no Humanismo e o nascimento da historiografia moderna

O gênero literário Humanismo surgiu em decorrência da descoberta e tradução de grandesclássicos (obras) Greco-latinas, obras estas que permaneceram obscuras durante a Idade média. Dentre outras, o que estes clássicos trazem de influentes é a concepção do alto nível de reflexão ecompreensão que seus autores tem acerca das problemáticas historiográficas.

Albanese diz que por toda a Idade média a historiografia permaneceu sem visão própria ,pois esta só veio serrealmente delineada no período Humanistico-renascentista, porque é nesse período que as leituras dos grandes historiadores antigos são vistas como elementos imprescindíveis na educação ,obras como as deTito Lívio,Justino, entre outros.

Segundo Albanese,é baseado nessa redescoberta que dar-se-á uma reviravolta no método da escrita e essência da história, em decorrência de que é nesse período quesuscita a imprensa e onde por meio desta serão impressos e divulgados as obras dos pensadores clássicos . Partindo daí a percepção do surgimento de um elo entre ao mundo clássico à Idade média e oRenascentismo, que por sua vez são meios contribuintes no processo de fundamentação da historiografia moderna.

Albanese explica, porém, que é necessário antes de esclarecer o significado dehistoriografia,perceber a dependência rigorosa da teorética historiográfica fixada pela influente clássica grega e latina, à exemplo as de Aristóteles e Luciano.

Para Aristóteles em sua obraPoética, a historiografia é importante porque é através dela que tem-se um melhor entendimento da atividade poética e onde esse é o objetivo, ficando seu entendimento como ars da história, em segundoplano.por isso cabe ao historiador investigar as coisas que aconteceram ,a modo que o poeta tem função de descrever as coisas que poderão acontecer.”Um refere fatos realmente ocorridos o outro fala...
tracking img