A Escola Que Sempre Sonheir E Nunca Pensei Que Pudess Existir

1091 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias Da Aprendizagem.
2º PERÍODO/2014

“A escola que sempre sonhei e nunca pensei que pudesse existir”

Ribeirão Preto – SP
2014

No livro de Rubens Alves “A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir" podemos encontrar três tipos de abordagens: -Humanista, -Comportamental - Cognitivista
HUMANISTA:
Abaixo a dois trechos do livro em que podemos ter uma visão da abordagem humanista relacionada com o livro. “ As crianças trabalhavam nos seus projetos,cada uma de uma forma. Moviam-se algumas pela sala,na maior ordem, tranquilamente. Ninguém corria. Ninguém falava em voz alta. Em lugares assim normalmente se ouve um zumbido, parecido com o zumbido de abelhas. Nem isso se ouvia. Notei, entre as crianças, algumas com síndrome de Down que também trabalhavam. As professoras estavam assentadas com as crianças, em algumas mesas,e se moviam quando necessário. Nenhum pedido de silêncio. Nenhum pedido de atenção. Não era necessário.”
“E vão aprendendo,sem que ninguém lhes diga que elas têm de aprender a falar e sem que o misterioso processos de ensino e aprendizagem da fala esteja submetido a um programa estabelecido por autoridades.”
“É a rotina do dia a dias. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, um expressão de solidariedade. Maus que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imersa.”
O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem para o alunos no livro,.O conteúdo vem das próprias experiências do aluno o professor “não ensina”: apenas cria condições para que os alunos aprendam.Na historia podemos ver que os próprios alunos é quem decidem certas coisas como, por exemplo, o que querem aprender, como devem ser avaliados, e também quais vão ser os métodos utilizados nessa avaliação.Esses fatores

Relacionados