A Escola Paulo Feire Trabalha Com Alunos De Inclus O

951 palavras 4 páginas
1. A escola Paulo Feire trabalha com alunos de inclusão, sendo que os professores colocaram que existe uma grande dificuldade em trabalhar com esse público. Sabemos que a dificuldade existe e que todos os que trabalham com crianças em processo de inclusão são cotidianamente confrontados com questões relacionadas ao seu desenvolvimento. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente os reconhece como sujeitos de pleno direito postula sua “condição peculiar” de “pessoas em desenvolvimento” (CIRINO, 2001, p. 15). Assumir a diversidade no currículo escolar implica compreender que o processo de formação humana se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político, e os alunos que apresentam necessidades educacionais requerem atenção individualizada, para que a inclusão se efetive no espaço escolar. Nesse sentido, trabalhe as medidas necessárias para que o processo de inclusão se efetive na escola Paulo Freire.
É fundamental que o diretor de escola inclusiva se disponha de medidas envolvidas na organização de reuniões pedagógicas, desenvolver ações relacionadas aos temas de acessibilidade universal, às adaptações curriculares, bem como convocar profissionais externos para dar suporte aos docentes e às atividades programadas. No entanto, o administrador necessita adquirir uma liderança ativa, incentivar o desenvolvimento profissional docente e favorecer a relação entre escola e comunidade. Para uma efetivação significativa do processo de inclusão educacional, é necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática.

2. Foi solicitado à equipe gestora da escola “Paulo Freire”, que a partir desse semestre também seja ofertado à população a Educação de Jovens e Adultos. Em termos pedagógicos a escola apresenta muitos problemas. Dentre eles destacamos que muitos alunos da Educação Básica, estão chegando ao final do ano nos níveis pré-silábico e silábico de escrita. Os alunos do quarto e do

Relacionados