BIOF SICA DA CONTRA O MUSCULAR

2338 palavras 10 páginas
BIOFÍSICA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
A grande maioria dos animais, bem como os seres humanos, possui células nervosas e musculares. Em todos eles, o mecanismo de funcionamento dessas células é exatamente o mesmo. A coordenação interna do organismo e o seu relacionamento com o meio ambiente são funções exercidas pelo sistema nervoso. Ao sistema sensorial cabe a recepção das mensagens provenientes do meio ambiente. A resposta, muitas vezes representada por um movimento, é papel dos tecidos musculares.
A contração muscular é serva da atividade cerebral, mas sem ela, todas as conquistas intelectuais permaneceriam confinadas ao sistema nervoso.

TECIDOS MUSCULARES Todo músculo é formado por um feixe de fibras. Existem dois tipos principais de fibras musculares, as lisas e as estriadas.
a) Fibras Estriadas e Cardíacas
As fibras do músculo esquelético apresentam-se listradas, devido a um padrão alternado de complexos protéicos. Contraem-se mais rapidamente, e em casos normais, sua contração dura pouco. As células do músculo cardíaco apresentam uma estrutura ramificada, o que aumenta sua resistência mecânica. A musculatura estriada corresponde cerca de 40% da massa corporal humana.
b) Fibras Lisas As células do músculo liso são dispostas em lâminas, e estão em contato elétrico uma as outras, por meio de nexus, que permite a propagação do potencial de ação entre elas. Contraem-se mais lentamente, mas a contratura pode demorar muito tempo. São encontradas nas vísceras, especialmente no tubo digestivo, bexiga e artérias

RELAÇÕES ENERGÉTICAS NO MUSCULO O músculo é um biossistema que transforma Energia Elétrica Potencial de biomoléculas em Calor e Trabalho Mecânico. Essa cadeia de transformações energéticas é descrita como: Em repouso, a energia está praticamente toda em estado potencial. Quando o músculo se contrai, há duas formas de liberação de calor, seja pelas reações químicas, ou pelo atrito entre as estruturas musculares. Tanto o calor, como o trabalho muscular

Relacionados

  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas