A escola de vigotski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA DE VIGOTSKI
Duarte, em sua pesquisa a escola de Vigotski, diz-nos, que essa escola é intermediada por leituras de autores ocidentais, não necessariamente ligados a tradição do pensamentomarxista, gera uma polêmica em torno de algumas idéias que têm sido difundidas sobre a Psicologia Histórico-Cultural. Mas não afirmando que não exista, dentre os pesquisadores em educação no Brasil, oesforço por estudar Vigotski de forma aprofundada, indo aos textos integrais. Esse esforço existe, mas o que tem predominado, em termos de divulgação do pensamento de Vigotski, são trabalhos que selimitam às já citadas edições em português. A característica fundamental dessa pesquisa esta no fato de Vigotski esta se tornando famoso entre os educadores, antes de ser conhecido.


SegundoDuarte, o interacionismo é um modelo epistemológico que aborda o psiquismo humano de forma biológica, ou seja, não dá conta das especificidades desse psiquismo enquanto um fenômeno histórico-social. Comisso ele defende que a Psicologia Histórico-Cultural não é uma variante do interacionismo-construtivista. Não basta colocarmos o adjetivo social. A questão é a de que a especificidade dessa escola daPsicologia perante outras não pode ser abarcada pela categoria de interacionismo nem pela de construtivismo.

Portanto, Vygotsky desempenha um papel central no desenvolvimento da psicologia cientificamarxista, embora os educadores que trabalham com esta abordagem, não dominam a filosofia marxista ou são hostis a ela. Alguns deles afirmam até que Vigotski não é um psicólogo marxista e que elenunca esteve comprometido com a construção de uma psicologia marxista. Contudo, uma adequada apreciação da psicologia de Vygotsky não é possível sem que sejam consideradas suas relações com Marx e com atradição marxista.

Referencias:
DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São...
tracking img