A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História

A Segunda Guerra Mundial e a Era Vargas

Damião Bruno Nascimento de Melo

Rio de Janeiro
2013

1 INTRODUÇÃO

O Principal instrumento criado pela Conferência de Paris de 1919 para garantir a paz mundial foi a Sociedade das Nações, que nasceu de uma proposta original do presidente norte-americano Woodrow Wilson. O principal objetivo dessa organização consistia emresolver os desentendimentos entre as potências por meio de negociações, de modo a evitar conflitos armados. Entretanto, a Sociedade das Nações não tinha como intervir em caso de confronto ou de agressão militar entre os países, o que era preocupante, pois o clima de tensão não havia desaparecido com o fim da primeira Guerra Mundial.
Razões para novos conflitos não faltavam. O Tratado deVersalhes, por exemplo, ao ferir o orgulho nacional dos alemães, semeou ressentimentos que acabaram sendo canalizados pelo nazismo para uma nova guerra. Ao mesmo tempo, a Itália e o Japão também estavam insatisfeitos com o tratado, por não conseguirem ampliar seus domínios territoriais. Nessas circunstâncias, os governos ultranacionalistas desses três países pareciam na iminência de se lançar a uma novaguerra mundial.

2 A eclosão da guerra

A Segunda Guerra Mundial, reuniu a grande parte das nações do mundo divididas em dois blocos. De um lado, os países do Eixo, liderados pela Alemanha, pela Itália e pelo Japão, e do outro, os Aliados, comandados principalmente pelos EUA, pela URSS e pela Inglaterra.
Sobre o início da Segunda Guerra Mundial, alguns pesquisadores apontam como umas dasprincipais causas do conflito a imposição do Tratado de Versalhes (1919), principalmente sobre a Alemanha, e a Crise de 1929 que iniciou nos Estados Unidos, mas que se expandiu por toda a Europa.
O período que compreende o final da Primeira Guerra Mundial (1919) e início da Segunda Guerra (1939) ficou conhecido como período do “entre guerras”, no intervalo de tempo entre os dois maiores conflitosda humanidade é possível perceber uma rápida ascensão do Regime Nazista na Alemanha e Fascista na Itália e a disseminação dessas ideologias entre a população europeia.
Os Estados Totalitários formados pela Alemanha e Itália iniciaram sua política de expansão territorial no ano de 1931, a Itália invadiu a região da Abissínia (Etiópia); a região da Manchúria (China) foi tomada pelo Japão. AAlemanha começou sua política expansionista dentro do próprio território europeu, incorporou a região do Sarre e ocupou militarmente a região da Renânia.
As pretensões imperialistas do nazi-fascismo, principalmente da Alemanha, eram agregar a região da Áustria e toda a região do leste europeu, ou os chamados Sudetos, que compreendiam as regiões que faziam fronteiras com a República Tcheca (Boêmia eMorávia). A Inglaterra e a França concederam aos alemães a ocupação destas regiões na conferência de Munique. Entretanto, ingleses e franceses asseguraram a proteção e a não invasão alemã de outros territórios no leste europeu (Polônia), ou seja, a Alemanha comprometia-se a não empreender uma nova expansão territorial sem o conhecimento franco-inglês. Dando continuação à política dos acordos, noano de 1939, Hitler assinou com Stálin o pacto germano-soviético de não agressão e neutralidade entre Alemanha e União Soviética por dez anos.
Outro fato que fortaleceu a aliança dos países do Eixo aconteceu entre 1936 e 1939, na Espanha. O golpe militar empreendido pelo general Franco, que ficou conhecido como A Guerra Civil Espanhola, dizimou milhões de pessoas. Os principais líderesnazifascistas, respectivamente Hitler e Mussolini, apoiaram o golpe do general Franco e enviaram armas recém-criadas pela indústria bélica alemã para serem testadas diretamente em vidas espanholas. O apoio nazifascista consolidou a aliança que ficou conhecida como Eixo Berlim-Roma.  
Na década de 1930 do século XX, o Japão se despontava no continente asiático como uma grande potência imperialista, o país...
tracking img