MODELO RESUMO


INTRODUÇÃO


Norberto Bobbio apresenta em sua obra “A era dos direitos” alguns dos seus principais artigos sobre o tema: direitos do homem. A obra divide-se em trêspartes.


A primeira parte aborda os fundamentos do direito do homem, o presente e o futuro dos direitos do homem, o artigo que entitula a obra: a era dos direitos e, por fim, os direitos dohomem e sociedade.


Na Segunda parte, o autor recolhe três discursos sobre os direitos do homem e a Revolução Francesa. Por fim, na terceira parte apresenta assuntos particulares mas que,de certa forma, relacionam-se com o tema principal.


Bobbio (1992, p.5), defende a tese de que os direitos do homem por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja,nascidos em certas circunstâncias, caracterizados por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todasAssim, nosso trabalho procura apresentar, de forma suscinta as principais idéias de Norberto Bobbio, em sua obra “A era dos Direitos”. Além disso, será feita uma breve análise do livro, destacando asprincipais idéias do autor, e comentando criticamente alguns capítulos do livro.






1. SOBRE OS FUNDAMENTOS DO DIREITO DO HOMEM


Norberto Bobbio (1992) argumenta que o problemado direito do homem está apresentado diferentemente, dependendo da forma de buscar seu fundamento, “de um direito que se tem ou de um direito que se gostaria de ter” (BOBBIO, 1992, p.15).Da busca do fundamento, nasce a ilusão do fundamento absoluto, ou seja, a ilusão de que após vários debates e discussões será encontrada a razão e o orgumento absoluto que rege determinado direito.No entanto isto não é possível, mesmo que muitos jusnaturalistas tenham, supostamente, colocados certos direitos acima da possibilidade de refutação.


Kant reduziu os direitos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). A era dos direitos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Era-Dos-Direitos/999289.html

MLA

"A era dos direitos" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Era-Dos-Direitos/999289.html>.

MLA 7

"A era dos direitos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Era-Dos-Direitos/999289.html>.

CHICAGO

"A era dos direitos." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Era-Dos-Direitos/999289.html.