A era do gelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia
Filme: A Era do Gelo







A ERA DO GELO

O filme “A era do gelo” é uma divertida fábula que se passa na Pré-História do Homem. É difícil precisar exatamente em qual zona temporal da História a trama acontece, a maior referência é exatamente a Era que dá título à fita.
Porém, para entendermos melhor o que ocorre, precisamos conhecer o que foi essa “Era do gelo”sob o ponto de vista Geológico.
O termo “Era do gelo” (também Idade do gelo, Período glacial ou Era glacial) é utilizado para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais.
O Planeta Terra passou por várias Eras do gelo as quais receberam denominações para serem catalogadasgeologicamente.
Durante os últimos milhões de anos, os Glaciares ocorreram com frequências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:
• Glaciação Donau - há cerca de dois milhões de anos
• Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
• Glaciação Mindel - há cerca de 400 mil anos
• Glaciação Riss - há cerca de 150 mil anos
• Glaciação Würm - há cerca de 20 mil anos
A última Idade dogelo, a qual, provavelmente, é a retratada no filme, aconteceu há cerca de 20 mil anos (a glaciação Würm) e teria sido a responsável por formar uma passagem de gelo entre o continente americano e o Estreito de Bering na Ásia. Essa passagem teria sido o caminho por onde o Homo Sapiens migrou da Ásia para a América do Norte.
O enredo desse primeiro filme “A Era do gelo” tem como “pano de fundo”, amigração dos animais e dos seres humanos para locais mais quentes e, no caso dos humanos, de caça mais abundante.
Os movimentos migratórios dos animais se dão de forma instintiva. Essas migrações são cruciais para a sobrevivência de suas espécies. Uns viajam quilômetros para o local onde nasceram, para ali procriarem, como, por exemplo, algumas espécies de tartarugas marinhas; outros atravessamdo hemisfério norte para o hemisfério sul e vice-versa, seguindo a sazonalidade, as andorinhas são um bom exemplo desse movimento migratório; e ainda existem aquelas migrações espontâneas em busca de alimentos.
No filme, um caso raro de migração acontece com um pequeno roedor chamado Lemingue, esses bichinhos do tamanho de um Hamster, por proliferarem com extrema rapidez, sua população aumentadescontroladamente. Em determinado momento, quando o alimento em seu habitat começa a ficar escasso devido principalmente à alta densidade demográfica, sem motivo aparente, eles se põe em marcha sem um destino certo. Esse movimento migratório só termina quando encontram pela frente um grande rio ou o mar. Porém essa marcha termina de forma trágica, pois os pequenos animais adentram as águas eacabam morrendo afogados. A espécie só não se extingue por completo porque, nessa “caminhada insana”, muitos ficam pelo caminho e estes acasalam e perpetuam a espécie até que uma nova explosão demográfica provoque uma nova migração.
No filme, pelo que foi possível entender, a migração daqueles animais foi devido ao resfriamento do seu habitat onde viviam.
Geograficamente, a trama do filme ocorre nohemisfério Norte, provalvelmente no continente Europeu. Portanto, com o resfriamento do continente vindo do Ártico, os animais herbívoros tiveram que migrar para terras mais quentes ao sul, onde a vegetação seria mais abundante. Consequentimente, os animais carnívoros acompanharam aquela migração porque, no frio, os animais que caçavam se tornavam mais escaços.
A grande maioria dos animais queatravessaram essas Eras geladas tiveram que se adaptar ao clima extremamente frio. Um perfeito exemplo dessa adatação foram os Mamutes. Esses animais, ancestrais de nossos elefantes, eram capazes de enfrentar temperaturas extremamente baixas, pois além de terem uma imença quantidade de gordura corporal, eles possuiam uma carapaça coberta de uma pelagem espeça que os mantinham aquecidos, mesmos...
tracking img