A empresa como unidade produtiva no sistema capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EMPRESA COMO UNIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA CAPITALISTA


No mundo atual há dois sistemas básicos que orientam a organização da vida econômica. O sistema capitalista é o primeiro,fundamentado na propriedade privada de bens de produção, na livre concorrência, na iniciativa privada, funcionando, de um modo geral, nos Estados que não se orientam pelo tipo de economia coletivizada. Trata-sede um sistema produtor de mercadorias cuja venda tem por objetivo o lucro. Por isso o chamamos, indistintamente, de economia de mercado ou economia capitalista.
Com base em uma leitura prévia dotexto: “A unidade produtora e sua inserção no sistema” e nossas discussões em sala de aula, mostre seu entendimento acerca da “empresa como unidade produtiva no sistema capitalista”.



Antes daSegunda Revolução Industrial, as empresas eram como um todo pequenas, produziam menos que as de hoje, mas já tinham como objetivo o lucro e sua maximização. Atualmente as empresas são amparadas por altatecnologia, que pode dar ótimos retornos fazendo com que os custos de produção diminuam, financiamentos que melhor se adaptam aos tipos de produtos produzidos e dessa maneira fazem com que se paguemenos juros a um longo prazo, e outros fatores que possibilitam uma maior maximização de lucros.
O produtor leva em conta alguns fatores que influenciam a sua oferta. São eles: o preço do produto queserá vendido, o preço dos fatores de produção, a tecnologia utilizada, o preço de outros produtos, as expectativas do próprio produtor quanto ao aumento ou diminuição dos preços, e as condiçõesclimáticas (dependendo do tipo de produto).
Entretanto, no intento de maximizar seus lucros, a unidade produtora se choca com os consumidores, que querem pagar o menor preço possível pelo produtocomercializado. Dessa forma, é necessário se chegar a um equilíbrio entre oferta e demanda, a fim de que os dois lados fiquem satisfeitos.
Além dos consumidores, existem as empresas concorrentes que não...
tracking img