A Educação como tema da Sociologia Autora: Sonia M. Portella Kruppar

959 palavras 4 páginas
A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA (SONIA M. PORTELLA KRUPPA)
Este texto tem a finalidade de levantar aspectos mais importantes encontrados no capítulo primeiro do livro Sociologia da Educação (1994), de Kruppa.

1- O que torna possível a educação
A educação funciona, basicamente, como um agente socializador do ser humano. Torna-se necessária a incorporação de certos padrões comunitários ao indivíduo, para que o mesmo possa melhor conviver em grupo.
É grande a influência dos padrões sociais na cidadania dos indivíduos. Esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo, na percepção do eu, do outro, do mundo. É possível, por exemplo, constatarmos que funções vitais, como a alimentação, estão sujeitas a determinações socialmente impostas. Temos fome em horários previamente determinados, aos quais nosso organismo se adapta.
(KRUPPA, Sonia M. Portella; 1994 pg 23)
Os indivíduos se reúnem e formam instituições sociais. Estes organismos tem a finalidade de satisfazer as necessidades do grupo atendido. Família, escola, igreja, são exemplos de tais instituições. Porém estas empresas não funcionam sempre para o bem do ser humano, a seguir analisaremos o trabalho como instituição social. 2- A educação e a escola – as relações entre saber e poder
Encontra-se na sociedade neoliberal uma “diferença entre homens”, basicamente estamos falando da divisão de renda encontrada e difundida em nossa vivência. Estas diferenças ligadas ao saber, são automaticamente transformadas em relação de poder, utiliza-se o saber como “posse” e forma de opressão com a maioria.
Em sociedades complexas, organizadas sob o sistema capitalista, onde a divisão do trabalho é bem maior, o conhecimentos e os outros bens materiais que o trabalho produz são distribuídos de maneira desigual. Quanto maior for essa desigualdade, maior será a relação entre saber e poder, porque, embora as condições para o saber sejam, como em qualquer sociedade, produzidas

Relacionados