.A economia e o processo de globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.A economia e o processo de globalização
 
Introdução
Uma nova economia, informacional e global, surgiu nas duas últimas décadas. É informacional, porque a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nessa economia dependem basicamente da sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividadesprodutivas estão organizadas em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É informacional e global porque a produtividade é gerada e a concorrência é feita em uma rede global de interação.
Produtividade, competitividade e a economia informal
 
O enigma da produtividade
Foi por meio do aumento da produção por unidade de insumo no tempo que a raçahumana conseguiu comandar as forças da Natureza. Os caminhos específicos do aumento da produtividade definem a estrutura e a dinâmica de um determinado sistema econômico. Se houver uma nova economia informacional, deveremos identificar as fontes de produtividade que distinguem essa economia.
O aumento da produção por hora de trabalho não era resultado de adição de mão-de-obra e apenas ligeiramente deadição de capital, mas vinha de outra fonte, expressa como um residual estatístico em sua equação da função de produção. Economistas, sociólogos e historiadores econômicos não hesitaram em interpretar o "residual" como sendo correspondente a transformações tecnológicas. Nas elaborações mais precisas, "ciência e tecnologia" eram compreendidas em sentido amplo: a tecnologia voltada para ogerenciamento foi considerada tão importante quanto o gerenciamento da tecnologia. Afirmar que a produtividade gera crescimento econômico e que ela é uma função da transformação tecnológica equivale a dizer que as características da sociedade são os fatores cruciais subjacentes ao crescimento econômico, por seu impacto na inovação tecnológica.
A produtividade baseada em conhecimentos é específica daeconomia informacional?
Demonstrou-se o papel fundamental desempenhado pela tecnologia no crescimento da economia, via aumento da produtividade, durante toda a história e especialmente na era industrial. A hipótese do papel decisivo da tecnologia como fonte da produtividade nas economias avançadas também parece conseguir abranger a maior parte da experiência passada de crescimento econômico, permeandodiferentes tradições intelectuais em teoria econômica.
Houve uma proporção significativa da desaceleração da produtividade, que é resultado da crescente inadequação de estatísticas econômicas ao captarem os movimentos da nova economia informacional, exatamente devido ao amplo escopo de suas transformações sob o impacto da tecnologia da informação e das mudanças organizacionais conexas.
Pode serque a produtividade não esteja desaparecendo, e sim aumentando por vias parcialmente obscuras em círculos em expansão. A tecnologia e o gerenciamento da tecnologia poderiam estar se difundindo a partir da produção da tecnologia da informação, telecomunicações e serviços financeiros, alcançando em grande parte a atividade industrial e depois os serviços empresariais. Mas o quadro ainda é confuso,pois no momento os dados são insuficientes para estabelecer uma tendência. Estes podem servir de base para a compreensão da economia informacional, mas não conseguem informar a história real.
Informacionalismo e capitalismo, produtividade e lucratividade
A longo prazo, a produtividade é a fonte da riqueza das nações. E a tecnologia é o principal fator que induz a produtividade. Mas esta não é umobjeto em si. E o investimento em tecnologia também não é feito por causa da inovação tecnológica. Empresas e nações são os verdadeiros agentes do crescimento econômico. Comportam-se em um determinado contexto histórico, conforme as regras de um sistema econômico. Assim, as empresas estão motivadas não pela produtividade, e sim pela lucratividade. E as instituições políticas estarão voltadas...
tracking img