A domesticacao da cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Domesticacao da Cultura

Friedrich Nietzsche, filósofo, já no final do século 19 questionava o binômio civilizacao/cultura e descrevia a civilizacao como um processo deamansamento(domesticacao), enfraquecimento do ser humano e a cultura como valorizacao da luta, que compreende a vida como um vir-a-ser, como hierarquizacao dos impulsos e possibilitacao do fortalecimento doHomem.
Segundo o pensamento nietzschiano, a cura para a doenca chamada civilizacao estaria na cultura, onde a cura se daria pelo respeito e aproveitamento dos instintos humanos, pelo fato dedeixarmos de lado a nocao de melhoramento (processo civilizatório) e abracarmos o conceito de fortalecimento (pela cultura), que seria o deixar fruir o dionisíaco e extrapolar o conceito de bárbaro,isto é, do Homem que ñ se deixou amansar e, assim, está repleto de impulsos intocáveis pela vida e existência. Segundo essa ótica, propoe-se que o bárbaro e ñ o civilizado quem construirá umacultura elevada, que será o Homem forte, livre das amarras da civilizacao. O caminho para o surgimento do bárbaro? Uma Educacao que reestruture ou re-hierarquize os impulsos humanos.
Existeuma forte tendência para a dometisticacao pela cultura? SIM, incontestávelmente! Mas ela consegue de fato domesticar o Homem? NAO! O que ela consegue, na realidade é, por meio daeducacao/socializacao castrar o ser humano do pensamento crítico. Quem de nós foi educado para questionar? Ler é meu hobby, entretanto, nunca me coloquei numa posicao de questionar o que me caía nas maos.Sempre fui uma aluna exemplar, meu currículum é recheado de conceito A e hoje, me vejo uma pessoa domesticada e com pouca habilidade para o pensamento crítico. De que me valeram tantos As? Comogestora cultural de uma instituicao que tem seus proprios conceitos do fazer cultural, como posso transpor esse abismo colossal que se impoe pela autoridade financeira?
por rguti – nov - 2012
tracking img