Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.3 O perfil da Empresa onde o estágio foi realizado: ALUMAR
A instalação do Consórcio de Alumínio do Maranhão – ALUMAR (CNPJ: 00.655.209/0001-93) ocorreu em São Luís, no início da década de 1980 e, desde esse período é a principal unidade industrial localizada no Maranhão, além de ser um dos maiores complexos mundiais produtores de alumínio primário e alumina. Compõem o consórcio, as duasmaiores produtoras mundiais de alumínio, a norte-americana Alcoa, que é a acionista majoritária e responsável pelo gerenciamento do consórcio e a canadense RioTintoAlcan. Além destas, temos a mineradora anglo-australiana BHP Billiton (Figura 01).

REFINARIA
REDUÇÃO
Alcoa
BHP Billiton
RioTintoAlcan

Figura 1: Composição Acionária da Alumar
Fonte: Alumar, 2012
A Alumar estrutura o seumodelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando ao seu cotidiano, critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e a responsabilidade social. Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS), que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde,segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para o ABS, as pessoas estão sempre em primeiro lugar
Com o ABS, a Alumar desenvolve aquilo que Alves (2005) denomina toyotismo sistêmico, cujo objetivo seria a captura da subjetividade operária pelo capital, integrando de forma sistêmica ferramentas organizacionais baseadas no toyotismo, sendo que algumas destas haviam sido adotadas anteriormente pelaempresa principalmente como estratégias de racionalização de custos, causando reações entre os trabalhadores, daí seu caráter restrito, segundo Alves. Desde sua implantação, o ABS veio obtendo avanços consideráveis na mobilização da subjetividade operária em prol dos negócios da empresa, aumentando os índices de produtividade e qualidade.
O Consórcio conta hoje com aproximadamente 2012 funcionáriossendo 90% de maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que bate recorde a cada ano.
O sistema de gerenciamento de meio ambiente da Alumar é certificado pelas Normas ISO14001, há dez anos. Totalmente alinhadas com o mercado global, as práticas de gestão ambiental da Alumar estão integradas às práticas operacionais. E é por esse excelente desempenho na área ambiental que aempresa vem recebendo reconhecimentos nacionais e internacionais.
A Alumar faz da segurança e do cuidado com a saúde prioridades no dia-a-dia dos funcionários. Seu sistema de gerenciamento é baseado em rigorosos padrões de controle de riscos e programas de prevenção, tendo como foco a conscientização e a participação dos funcionários. A Alumar é certificada pela OHSAS 18001, grupo de normasinternacionais que estabelece um padrão mundial para o sistema de gerenciamento de segurança do trabalho e saúde ocupacional. O resultado desse empenho é a satisfação e o bem-estar em um ambiente de trabalho livre de incidentes (Figura 02).

Figura 2: Certificações – Alumar.
Fonte: Site da Alumar
A Alumar tem como visão almejada ser a melhor empresa do mundo, tendo como valores a integridade, sendoabertos, honesta e confiável no relacionamento com os clientes, fornecedores, colegas de trabalho, acionistas e com as comunidades em que atua; a segurança na realização do trabalho, visando a proteção e promoção da saúde e o bem-estar das pessoas e do meio ambiente; a contribuição para o sucesso dos clientes mediante a criação do valor excepcional por meio de soluções inovadoras em produtos eserviços; a busca incessante da excelência em tudo que faz; trabalha em um ambiente que promove a inclusão e acolhe as mudanças, novas idéias, respeito pelo indivíduo e igual oportunidade de sucesso para todos; a lucratividade gerando retornos financeiros substanciais, que permitem crescimento rentável e que resultam em significativo valor agregado para os acionistas e com a responsabilidade...
tracking img