A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA NO CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS:UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIO E POSTERIOR DOS DISCENTES.

480 palavras 2 páginas
A cidade de Picos no estado do Piauí possui uma área territorial de 535 Km2 e um total de 73.414 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Bioestatística, 2010 (IBGE). Na região de Picos, possuem três universidades sendo uma estadual (UESPI), uma particular (R.SÁ), e por fim uma federal (UFPI), onde nesta ultima será realizado o presente trabalho sobre o ensino de paleontologia O estudo da Paleontologia fundamenta-se em princípios que advém da Biologia e da Geologia. Estas ciências compatibilizadas viabilizam uma concepção agregada dos eventos e fenômenos que permitiram as modificações ambientais e da biota durante a história geológica do nosso mundo (CARVALHO, 2004). Neste sentido, a Paleontologia é advertida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como tema em Ciências para o ensino básico brasileiro, sendo repetida em muitos livros didáticos no país (BRASIL, 1997).

A escola tem sido censurada pelo pouco rendimento na qualidade do ensino, por sua insuficiência em dispor os estudantes para introduzir-se no mercado de trabalho ou para ingressar na Universidade. Ainda que se fale da não realização adequada do papel da escola na formação das crianças e adolescentes, e ainda que o conhecimento que os estudantes mostrar-se ao deixar a escola é de restrita aplicação e é fragmentado. Embora a escola não conseguiu fazer do aluno uma pessoa habituada a adotar disposições, a avaliar alternativas de atuação de forma critica e independentemente, e a trabalhar em colaboração (BORGES et al., 2001).

O elo entre o material didático ministrado pelas instituições de ensino e os alunos é pouco ativo. Todavia, não se pode desconhecer um componente essencial que liga e dá existência ao livro didático, o educador. Este sobrecarrega consigo uma deficiência no que diz respeito o ensinar de Paleontologia, sobretudo. Porém, a esta ausência de preparo não precisamos atribuir como culpa exclusivamente ao professor, e sim a uma má concepção

Relacionados