A diocese de palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO – UNICAP
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA – PRAC
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

A PRESENÇA DA IGREJA CATÓLICA NA REGIÃO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO (1962-2012) ATRAVÉS DA DIOCESE DE PALMARES.

Mestrando: Sandro Rogério Feitoza de Lemos
PROF.Orientador. Newton Darwin de Andrade Cabral

RECIFE/2012

1. -------------------------------------------------
RESUMO

Este trabalho pretende investigar a presença da Igreja católica Apostólica Romana na Região da Mata Sul de Pernambuco, através da Diocese de Palmares, no período de 1962 a 2012, justamente quando esta Igreja Particular completa seus cinquenta anos de ação pastoral na realidadecanavieira da mata sul. Minha pesquisa pretende analisar a instalação desta Igreja no contexto geral da Igreja Católica no mundo, seus primeiros passos com seu primeiro bispo, D. Acácio Rodrigues Alves, que assume a diocese e viaja imediatamente para Roma a fim de participar do Concílio Vaticano II. Depois veremos toda a caminhada desta instituição no período da ditadura militar e nas implantaçõesdo Vaticano II, aprofundaremos a transição de D. Acácio para D. Genival, que assume a Diocese em 28 de outubro de 2000, ou seja, trinta e oito anos depois, e procuraremos ver o que isto significa e como se encontra esta mesma igreja trinta e oito anos depois. Por fim, veremos a ação desta “porção do povo de Deus”, expressão usada pela Igreja Católica para designar as “Igrejas Particulares” queestão sob a jurisdição de um bispo, no contexto atual.

2. -------------------------------------------------
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Este projeto tem como proposta estudar a Presença da Igreja Católica na Zona da Mata Sul de Pernambuco, no período de 1962 a 2012, através da Circunscrição da Diocese de Palmares, que justamente, neste ano de 2012, completa seus cinquenta anos de presençanesta Região. Propomo-nos a investigar como a presença e a ação desta Instituição contribuíram para o fortalecimento das praticas religiosas e sociais, a partir de uma Igreja que foi Canonicamente Instalada em um momento em que a Região da Mata sul passava por tantas mudanças e situações que ultrapassavam os limites da Igreja Instalada.
A importância está associada ao fato de que, esta é uma dasregiões mais pobres do Brasil, e que sempre foi condicionada pelo monopólio da cana-de-açúcar. Região controlada pelos senhores de engenho, pelos usineiros e por famílias de fornecedores de cana-de-açúcar, que sempre fizeram com que suas oligarquias controlassem o poder político, econômico e social da região. A Igreja, através da Diocese de Palmares sempre esteve presente neste contexto, pois umaIgreja não existe se não existir pessoas, culturas, contextos e realidades concretas.
A escolha deste objeto de estudo, parte da premissa que observo em minhas atividades eclesiais algo diferenciado na relação do povo com esta Instituição, despertando assim alguns questionamentos, tais quais: O que leva essas pessoas a depositarem tanta confiança nesta Instituição religiosa? Como a religiosidadedo povo da Zona da Mata Sul é percebida por aqueles que fazem esta Instituição? A partir destes questionamentos enxergaremos um problema que podemos tentar investigar à luz das Ciências da Religião, visando assim uma compreensão mais objetiva e concreta
Como nos diz José Severino Croatto: “AS CRENÇAS RELIGIOSAS A SUA MANEIRA TEM UM IMPACTO SOCIAL INEVITÁVEL”. (As Linguagens da ExperiênciaReligiosa), indiscutivelmente compreendemos que a Religião possui uma força social que vai além das nossas próprias forças e das nossas compreensões. O que queremos é apenas como pesquisadores das Religiões, perceber as manifestações do Sagrado no campo social desta Região através desta Igreja particular da Diocese de Palmares. Contemplando seu povo, sua História, seus canaviais, suas alegrias e...
tracking img