A dificil construcao da cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo por base a concepcao de cidadania descrita no texto acima e o texto
“A dificil construcao da cidadania no Brasil”, responda abaixo:
1)De que forma a cidadania se expressou no Brasil ao longo de sua historia, ou seja, quais foram os entraves a construcao/efetivacao da cidadania no Brasil?
* Uma das razões fundamentais das dificuldades da construção da cidadania está ligada ao “peso dopassado”, mas especificamente ao período colonial (1500-1822);
Portugal deixou para trás uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultura e latifundiaria, um estado absolutista;
* Foram 332 anos sem poder público, sem estado, sem nação e cidadania;
* O encontro dessas duas culturas (a européia versus povo nativo) foi o confronto trágico de duas forças;
*Portugal se tornou “dono” dos indígenas (povos nativos);
* A conotação foi uma características do Brasil colonial;
* O Brasil foi o responsável pela produção de monoculturas que serviam para resolver problemas de demanda da europa;
* No Brasil configurou-se o latifundio monocultor e exportador de base escravista;
* A cidadania foi negada no pe´riodo colonial;
* Os maisafetados com a negação da cidadania, foram os escravos negros africanos;
* Após 300 anos, o Brasil chegou a abolição da escravatura, por pressão externa;
* Contudo o Brasil foi o último país a abolir a escravidão e isso se teve através da pressão da própria elite, pressionada pelos interesses econômicos internacionais;
* O sistema capitalista soube tirar proveito do trabalho e sofrimento dosnegros, para acumular riquezas;
* A situação do homem negro, hoje continua sendo de marginalização e exclusão;
* A educação, acesso ao trabalho e a renda é o caminho para que aconteça a verdadeira abolição da escravidão;
* Uma das marcas registradas do período colonial foi o analfabetismo;
* Apenas a elite brasileira da época era portadora do conhecimento, enquanto o analfabetismopredominava bas classes mais pobres;
* Portugal proibio o Brasil de abrir universidades em seu território;

* A independência e a republica no Brasil ocorreram sem a participação da maior parte Ada população, ou seja a elite portuguesa se juntou com a elite nacional para a manutenção dos seus próprios interesses.
* Para a construção de um estado é necessário que a cidadania estejaintegrada, é preciso que um povo tenha, identidade, costumes, religião, tradições e uma língua.
Mas no Brasil não foi bem isso que o correu, a ‘independência’ foi forçada pela Inglaterra para que a aceitar a independência do Brasil, uma idéia apenas da elite, ou seja, para que o estado seja realmente uma nação é preciso que o povo sinta- se parte dela essa é o principal fator da cidadania.
*A população brasileira só a foi se sentir parte da nação apartir da guerra do Paraguai, onde se lutava por um pais uma bandeira um mesmo objetivo.
* Nessa época os fatos políticos aconteceram para saciar a vontade de poucos que detinham o poder. Assim com a vinda da família real pra o Brasil o comando estava nas mãos dos grandes proprietários de terra.
* Outro ponto que mostra a mostra umagrande falha na independência e constituição de nação do Brasil, é a diferença da colonização. Enquanto as colônias espanholas já vinham com formas de estados independentes e divididos, enquanto no Brasil era unificado. E também as revoltas e rebeliões já nas colônias de Portugal não foram tão agressivos
* No Brasil existiam apenas dois partidos políticos nesses dois os ideais eram quase osmesmos. Aqui também tem outro ponto que é muito importante, mesmo com a imdependencia, a questão da nacionalidade ainda não estava presente, pelo simples fato da exclução da maior parte da população dos direitos civis e políticos.
* Mesmo assim houveram muitas revoltas, com o surgimento de muitos grupos oposicionistas, mas foram todos reprimidos pelo poder central.
* O Brasil era um...
tracking img