A diferencia sobre taylor e fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO – FUNEB
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO – FABIC
CIÊNCIAS CONTABEIS

CURSO-3° PERIODO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
ACADÊMICO-RONALDO DOS SANTOS SILVADISCIPLINA-GESTÃO DE PROCESSOS
PROFESSORA

AUGUSTINÓPOLIS-TO
JULHO 2011

A DIFERENÇA SOBRE TAYLOR E FAYOL
Os dois partem de pólos opostos dentro da hierarquia organizacional.
Taylor tinha uma visãomecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos ostrabalhadores, pois os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos.

Para Fayol os princípios deadministração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano, sempre presente nas organizações e, apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua obra complementou a teoria deTaylor.
Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.
Para alguns, Fayol é considerado, hoje, o pai da administração moderna.
Enquanto Taylor e outros engenheirosamericanos desenvolviam a Administração Cientifica nos Estados Unidos, surgiu na França em 1916, a chamada Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Cientifica caracterizava-se pela ênfasena tarefa realizada pelo operário, pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência dasorganizações. Segundo a Administração Cientifica, essa eficiência era alcançada através da racionalização do trabalho do operário e no somatório da eficiência individual.
Na teoria clássica, aocontrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantes de...
tracking img