Apostila tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. A TGA trata do estudo da Administração das organizações.
A Teoria Geral da Administração é uma disciplina eminentemente orientadora docomportamento profissional de Administração. Em vez de se preocupar em ensinar a executar ou fazer coisas certas - o como – ela busca ensinar o que deve ser feito em determinadas circunstâncias ou ambientes - o porquê. A TGA não visa formar profissional prático que sai da escola pronta e acabada para executar tarefas, quaisquer que sejam as situações ou circunstâncias que o envolvam. Pelo contrário, a TGAprocura ensinar ao futuro Profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e ideias que traz como ferramentas de trabalho. Aliás, o que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas é o fato de que enquanto o segundo sabe fazer e executar coisas que aprendeu mecanicamente (como desenhar organogramas e fluxogramas, compor orçamentos, operarlançamentos e registros, montar previsões de vendas etc.), de maneira prática, concreta e imediatista, o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas.
Variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a raciocinar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. Enquanto o segundo é um mero agente de execução e de operação que segue ordens superiores,o primeiro é um agente de mudanças e de inovação, pois adquire habilidade de perceber e diagnosticar situações que o segundo sequer imagina existirem. Quanto maior a mudança e a instabilidade, tanto maior a necessidade de habilidades conceituais para proporcionar a inovação dentro das organizações.
Eis o papel da TGA: para que o administrador tenha condições pessoais de sucesso emqualquer organização - independentemente do nível hierárquico ou da área de atuação profissional - além do seu know-how, precisa também e, principalmente, de habilidades pessoais de diagnóstico e de avaliação situacional, para ajudá-lo a discernir o que fazer diante de situações diferentes e imprecisas. Nesse sentido, vale a pena lembrar a frase de Kurt Lewin de que "nada é mais prático do que uma boateoria". E embora teoria, a TGA é terrivelmente instrumental. Ela fornece ao administrador a arma mais poderosa: sua habilidade conceitual.
A Administração revela-se nos dias de hoje como uma área do conhecimento humano impregnada de complexidades e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde onível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Pode trabalhar nas diversas especializações da Administração: seja a Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização), ou a Administração Financeira, ou a Administração de Recursos Humanos, ou a Administração Mercadológica, ou ainda a Administração Geral. Em cada nível e emcada especialização da Administração, as situações são muito diversificadas.
Toda vez que uma organização pretende admitir um executivo em seu quadro administrativo, os candidatos são submetidos a uma infinidade de testes e de entrevistas que procuram investigar em profundidade seus conhecimentos, suas características de personalidade, seu passado profissional, sua formação escolar, seusantecedentes morais, seu sucesso ou fracasso em determinadas atividades e outras coisas mais. Talvez até sua situação conjugal ou sua estabilidade emocional. Isso porque o executivo dificilmente pode ser transferido de uma organização para outra sem que algum problema de adaptação deixe de ocorrer. Mesmo que o executivo tenha profundos conhecimentos de Administração e apresente um invejável...
tracking img