a diferenca entre pilha alcalina e comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual é a diferença entre as pilhas comuns e as alcalinas?
As pilhas convertem energia química em elétrica.
A pilha comum é formada de zinco (pólonegativo) e carbono (pólo positivo), em contato interno entre si por meio de uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. Quandoos pólos positivo e negativo são ligados externamente, ocorre uma reação química em que o zinco libera elétrons que atravessam o circuito externo.

Odióxido de manganês, em contato com o carbono, por sua vez, ‘consome’ elétrons. Essas transformações químicas produzem uma diferença de potencialelétrico, a voltagem, e conseqüentemente energia elétrica.
A pilha alcalina funciona de modo semelhante e ganhou esse nome devido a natureza básica de seueletrólito, uma solução aquosa de hidróxido de sódio ou potássio, na qual se colocam eletrodos em dióxido de manganês e em pó de zinco. A reação entre essestrês componentes é que gera a energia necessária e faz a pilha funcionar.
Uma pilha alcalina é constituída por um ânodo, um "prego" de aço envolto porzinco revestidos por uma camada de aço niquelado, um separador de papel e um isolante de nylon.

Comparando-as com as pilhas secas comuns, as alcalinas sãomais caras, mantêm a voltagem constante por mais tempo e duram cinco vezes mais. Isso ocorre porque o hidróxido de sódio ou potássio é melhor condutoreletrolítico, e o meio básico faz com que o eletrodo de zinco sofra um desgaste mais lento comparado com as pilhas comuns que possuem um caráter ácido.
tracking img