A descoberta dos cromossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.F.M. Clementino Procópio
Campina Grande; 11 de abril de 2013
Professora: Kaline Disciplina: Biologia
Serie: 3º ano Turma: ‘’B’’ Turno: M
Alunos: Ângela Silva Andrade nº03Cícero Wagner
Claudiana Ferreira Lacerda

A descoberta da divisão celular e dos cromossomos

Introdução
Este trabalho tem como objetivo fazer uma explanação sobre: doscromossomos, descobertas essas que proporcionaram um enorme avanço na biologia- genética e citologia.

A descoberta da célula
O nascimento da Citologia pode ser fixado com considerável precisão. Nodia 15 de abril de 1663, Robert Hooke (1635-1703) colocou um pedaço de cortiça sob seu microscópio e mostrou sua estrutura a seus colegas da Royal Society de Londres.
“Sr. Hooke apresentou doisesquemas microscópicos, uma representação dos poros da cortiça, cortados transversal e perpendicularmente ...”. Esse era o começo de dois séculos de observações e experimentações que estabeleceram aTeoria Celular.

A descoberta dos cromossomos
As primeiras idéias sobre cromossomos surgiram no final do século XIX, quando estudos sobre mitose foram realizados. Em 1866, Heckel propôs que onúcleo celular era o principal agente responsável pela divisão das células. O primeiro cientista, entretanto, a descrever o processo da divisão celular mitótica de forma clara e objetiva foi o zoólogoalemão Anton Schneider, em 1873 (Kavalko, 2003).
Os cromossomos são estruturas complexas, localizadas no núcleo das células, compostos por DNA, histonas e outras proteínas, RNA e polissacarídios.Eles contêm, portanto, os fatores genéticos ou genes das células. Emprega-se, geralmente, o termo cromossomo mitótico para os cromossomos durante a mitose, e o termo cromossomo interfásico para oscromossomos durante a interfase. Os cromossomos têm forma e número definido para cada espécie, sendo estes constituídos de um número variável de filamentos de DNA ligados a proteínas (Mesquita,...
tracking img