A depressao na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Depressão na Adolescência

* Introdução
* Desenvolvimento Humano
* Adolescência
* O Adolescente no seu Ambiente
* Escolar
* Familiar
* Inserção social
* Conceito de Depressão
* Causas da depressão na adolescência
* Sintomas
* Tratamento
* Conclusão
* Bibliografia

Índice

Introdução 3
Desenvolvimento Humano 4
Adolescência 4
Mudançasfisiológicas 5
Mudanças Cognitivas 6
Construção da identidade 7
Conflitos - Adolescente vs Familia 8
Depressão 9

Introdução

Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, do curso de Educação Social - 1º Ano, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.
Iremos abordar o tema da depressão na adolescência,primeiramente veremos qual é o conceito de adolescência como também os vários ambienteis em que o adolescente está inserido. De seguida abordaremos o conceito de depressão, as causas que levam o adolescente a esta doença e veremos ainda os principais sintomas e o seu tratamento.

Desenvolvimento Humano
O ser humano desenvolve-se através da interacção com meio ambiente físico e social, é umprocesso ordenado e continuo que se encontra dividido em quatro fases principais: infância, adolescência, idade adulta e senescência (Santos).
Através do estudo do desenvolvimento humano a psicologia tenta compreender e interpretar o comportamento do indivíduo em todas as fases da sua vida.
Ao longo dos anos foram elaboradas várias teorias que nos explicam o desenvolvimento da personalidade, odesenvolvimento físico e o moral.
Adolescência

A adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano que dura quase uma década, inicia-se com o aparecimento da puberdade e marca a transição entre a infância e a idade adulta. O seu fim não se define apenas pelo desenvolvimento corporal, mas sobretudo pela maturidade social, representando para o indivíduo um processo em que este se vaidistanciar das formas e comportamentos infantis e onde este adquire características e competências que vão capacita-lo para assumir deveres e papéis sociais do adulto.
Para a “ psicologia é um período de transição que se define por uma dinâmica mais ou menos intensa e profunda e que marca as diferentes fases da passagem a adulto, sob o ponto de vista físico, biológico, psíquico e social. Caracteriza-sepor estados de instabilidade mais ou menos evidentes que derivam da perda do equilíbrio da infância e a identidade de adulto ainda não completamente adquirida” (Público, 2004).
A adolescência, segundo Steinberg, vai aproximadamente dos 11 aos 21 anos e pode ser dividida em três fases (Steinberg.L, 1993), em cada fase verifica-se a expansão de um grupo de características, não são fasesindependentes, ou seja, as suas principais características encontram-se nas outras fases e interferem na forma como cada uma delas é ultrapassada.
- Adolescência inicial – Puberdade ou Pré adolescência (dos 11 aos 14 anos) mudanças físicas;
- Adolescência média – Adolescência propriamente dita, salienta-se nesta fase o desenvolvimento cognitivo (dos 15 aos 17anos);
- Adolescência final – nesta faseevidenciam-se os aspectos sociais, entrada na vida adulta (18 aos 21 anos);

Mudanças fisiológicas

Esta etapa é caracterizada por alterações físicas, psicológicas e sociais. As mudanças biológicas da puberdade caracterizam-se por um rápido crescimento em altura e peso, alterações na forma do corpo e obtenção da maturidade sexual.
Ao rápido aumento de peso e de altura que antecede a maturidadesexual dá-se o nome de surto de crescimento adolescente. O surto de crescimento normalmente dura cerca de dois anos, nas raparigas costuma ocorrer mais cedo que nos rapazes, logo que termina o jovem atinge a sua maturidade sexual.
Características femininas | Idade de Aparecimento |
Crescimento dos seios | Entre os 6 e os 13/14 anos |
Crescimento dos pelos púbicos | Entre os 6 e os 14...
tracking img