A cultura( SOCIOLOGIA)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A CULTURA
Cultura no senso comum
Quem já não ouviu pelas ruas a frase: "Fulano não tem cultura, ele é um ignorante, quando se trata de discutir coisas sérias".
Esse é um dos modos, no senso comum, de definir a ideia ou conceito de cultura. Modo este que significa que se uma pessoa não é sofisticada em seus saberes, ou seja, tem a ver com a educação recebida em sua vida. Melhor dizendo, umapessoa que não tem cultura, significa ou indica uma capacidade menor de compreender certas situações ou dados da realidade em que vive. Neste sentido, pode-se dizer também que a pessoa, supostamente sem cultura, possui poucas leituras, tem poucas informações sobre a realidade, não cursou a universidade, ou o Ensino Médio, ou ainda, fala o português de forma "errada".
Sob esta ótica, cultura setorna um termo para classificar os indivíduos, as pessoas com as mesmas afinidades e até grupos inteiros, de forma generalizante. Por exemplo: dizem que os nordestinos não têm cultura ou são "analfabetos". Neste sentido, cultura no senso comum é usada até para discriminar pessoas e grupos e serve como instrumento de ação preconceituosa, se generalizado, contra mulheres, negros, nordestinos, palestinosetc.
Mas será mesmo que a palavra cultura pode ser usada somente neste sentido generalizante?

Cultura e o significado antropológico
Há uma outra forma de definir cultura: o sentido antropológico. Nessa forma, cultura é um conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado.
A Antropologia é o estudo das culturas humanas em suas diversidades históricas e geográficas.
Deforma semelhante à Sociologia a Antropologia é uma Ciência Social que nasceu no século XIX, como um projeto de ciência que consistia em reconhecer, conhecer e compreender a diversidade das manifestações culturais dos povos no tempo e no espaço.
A Antropologia nos permitiu descobrir que aquilo que pensávamos ser natural em nós mesmos é, na verdade, cultural, ou seja, ficamos perplexos econscientes de que o menor de nossos comportamentos (gestos, mímicas, posturas, reações afetivas) não tem realmente nada de natural, como podemos exemplificar no beijo e nos hábitos alimentares.
Enfim, a Antropologia nos diz que o conhecimento de nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras,mas não a única.
O que podemos dizer sobre qualquer indivíduo e sociedade é sua aptidão quase infinita em inventar modos de vida e formas de organização social extremamente diversos. Ou seja, as formas do andar, dormir, nos encontrar, nos emocionar, comemorar, e tantas mais, existem em todas as sociedades, mas os modos dessas formas se manifestarem dependem da cultura criada por determinadasociedade.
Para Edward B. Tylor (1832-1917), cultura e civilização é todo um complexo de conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos.
Podemos falar de culturas, ao invés de cultura, no singular. Assim, referimo-nos a uma cultura indígena, com seus modos de vestir, dormir, caminhar, se relacionar etc, como a uma culturachinesa, japonesa, francesa, cigana, nordestina... Enfim, quando estudamos e identificamos traços de comportamentos, personalidades, simbologias comuns, atitudes comuns em determinados grupos, comunidades ou nações, podemos dizer que há uma cultura específica desses indivíduos que compõem esses grupos.
Definir cultura é compreender também as variadas formas que governam os grupos humanos às suasrelações de poder, aos diferentes modos de organizar a sociedade, de se apropriar dos recursos naturais, de inventar, significar e expressar a realidade humana.

CULTURA
Todos os povos, mesmo os mais primitivos, tiveram e têm uma cultura, transmitida no tempo, de geração a geração. Mitos, lendas, costumes, crenças religiosas, sistemas jurídicos e valores éticos refletem formas de agir, sentir e...
tracking img