A cultura - sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 2 - “A Cultura ”
Respostas:

1)-

Características de Instinto Características de Inteligência Concreta Características de Inteligência Abstrata
- Regido por leis biológicas;Idênticas na espécie; Invariáveis de indivíduo para indivíduo;Atividade que ignora a finalidade da própria ação. - Encontra -se nos animais.Mesmo quando o animal consegue resolver uma situação problema,visando sempre a sua defesa, a procura de alimentos e de abrigo não aperfeiçoa esse aprendizado, pois foi adquirido, não é biológico.
- Depende da experiência vivenciada no presente, o animal não inventainstrumentos, não aperfeiçoa, não conserva este material para uso posterior, ou seja, não possui evolução apartir daquela experiência. - Encontra se nos seres humanos.
- O ato humano é consciente dafinalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como uma possibilidade, e a execução é o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos. Quando ocorre interferênciasexternas no processo, os planos também são modificados para se adequar a nova situação.

2)-
Linguagem Animal Linguagem Humana
- Possuem linguagem específica.
- Cada um segue a sua natureza.( acomunicação dos cães, por exemplo, são diferentes das comunicações das abelhas).
-Não conhece símbolos , somente índices, pois o índice está relacionado de forma fixa e única com a coisa a que serefere, indicam algo específico.


-Linguagem falada.
- Uso de palavras.
- É universal, convencional, versátil e flexível.
- Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiênciavivida, tornando-o capaz de reorganizá-la numa outra totalidade e lhe dar novo sentido.
- Pela palavra, nos situamos no tempo, lembrando do passado e antecipando o futuro através do raciocínio, dopensamento.

3)- A aranha tecendo a teia é uma ação instintiva do próprio animal, é biológico. Esse ato não tem história, não se renova e são os mesmos em todos os tempos, salvo as modificações...
tracking img