A crise de 1929

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE DE 1929
São Paulo, 10 de junho de 2011
A GRANDE DEPRESSÃO

Durante a primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos foram os principais fornecedores dos países europeus, exportando grandesquantidades de produtos industrializados, alimentos e capitais sob forma de empréstimo.
Após a Guerra, os EUA torna-se a maior potência econômica do mundo.
Por quase toda década de 20, a prosperidadeeconômica gerou nos norte-americanos um clima de grande euforia e de consumo desenfreado, gerando o modo de vida americano como modelo de progresso, o chamado “American Way Of Life”
.

Porém nofinal da década de 20, a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos, gerando uma crise de superprodução
Em 1929, os EUA conheceram umaprofunda crise econômica com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou uma grave crise interna, um alto índice de desemprego e que acabou afetando vários países do mudo.
A Crise atingiu omercado de ações em 24 de outubro de 1929, a chamada: “Quinta Negra”. Ocorreu a quebra da bolsa de valores que as grandes empresas americanas negociavam suas ações. Com a Crise, Muitas empresas foram afalência e o valor das ações na bolsa caíram assustadoramente de um dia para o outro.
Bancos faliram e milhões de trabalhadores perderam seus empregos. A miséria atingiu grande parte da população, aprodução industrial americana foi reduzida em 54%, os 13 milhões de desempregados em outubro de 1933 representavam 27% da população.

O Impacto da Crise no Mundo

Na Europa, os americanos retiraramo dinheiro emprestado, provocando falência em bancos, empresas e o aumento de desemprego.

Na America Latina, a repercussão da crise foi muito grande, pois os países forneciam basicamente produtosagrícolas e matérias primas aos Estados Unidos, com a crise os EUA cortaram as compras gerando desemprego e miséria.
O Brasil, também foi afetado pela crise.

O Café era o principal produto de...
tracking img