A crise de 1929

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maiores beneficiados com a Primeira Guerra Mundial, foi os Estados Unidos, pois abasteciam países europeus com alimentos, manufaturas e combustível.
A Europa aumentava suas dívidas por causa dofinanciamento da guerra, os EUA se tornavam a maior nação credora do mundo. Até o fim dos anos 20, realizou grandes empréstimos aos governos europeus, que buscavam reequilibrar suas finanças e retomarseu desenvolvimento. Após a guerra, os Estados Unidos passaram por grande desenvolvimento econômico. Com produção e consumo aumentados, o poder aquisitivo da população aumentou e o crédito ampliou aspossibilidades de compra. Na década de 20, o país viveu um clima de euforia que gerou a máxima "american way of life" (estilo americano de viver ) Acreditava-se, então, na prosperidade permanente. Ospresidentes republicanos, no poder desde 1920, adotaram uma política econômica liberal, sem interferência.
A produção, tanto agrícola quanto industrial, estava cada vez mais automatizada e cresciamuito. A capacidade de consumir não se desenvolvia na mesma intensidade. Isso gerou uma crise de superprodução já que não se absorvia toda a produção. A renda se concentrou nas mãos de capitalistas eparcelas da classe média, enquanto grande parte dos trabalhadores não tinha meios para consumir o que eles mesmos produziam. Com o excesso de oferta de mercadorias, os preços caíram. A taxa de lucro doscapitalistas também caiu. Os capitalistas perceberam a necessidade de diminuir a produção, o que gerou desemprego e fez o consumo cair, agravando a situação.
Com a queda dos preços, os investidorescomeçaram a lançar as ações das empresas no mercado, até que todos queriam vender e ninguém queria comprar. O resultado foi a quebra da Bolsa de Nova York em 24 de outubro de 1929 (a Quinta-feiraNegra), que levou à ruína a economia norte-americana. Pequenas e médias empresas faliram e bancos fecharam. As grandes empresas sobreviveram com demissão, redução nas horas de trabalho e corte nos...
tracking img