A coruja de minerva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Coruja de Minerva: Reflexões sobre a teoria na prática

Nesta introdução observei que a grande questão desse estudo é a discussão sobre conceito, *usabilidade e até sobre se são atuais ou não os conceitos de teoria e prática. Como leiga, minha percepção sobre teoria e prática é até expressa no texto: “teoria” remete a pensamento, reflexão enquanto “prática” entendo como ação. Essa discussãode conceitos e aplicações é levada até as organizações. Será que todas as teorias que conhecemos estão mesmo “antigas”?
Como já sabemos, dois dos grandes nomes das teorias organizacionais são Marx e Weber, principalmente Weber, onde este é um dos, senão o nome mais forte dos estudos sobre organização burocrática. Como são clássicos os debates entre os dois teóricos citados, achei muitointeressante a citação de Sayer que seria uma alternativa para findar com a divergência: “o que eles concordam é mais importante do que os divide e ‘fornece’ uma base, talvez, para ir além dos dois.”.
Como é explicado no próprio texto: “A desorganização da vida nas ruas da ‘sociedade civil’ é o problema que Marx teve a intenção de explicar, e não a organização da vida na fábrica.” Claro que, se bementendido, esse isolamento perante a sociedade pode ter se originado dentro das fábricas ou ter sido consequência do grande isolamento (cada trabalhador em uma função especifica), sendo levado para o convívio em sociedade.
Em minha opinião o isolamento dos indivíduos é fruto sim da modernização, chego a pensar que o inicio desse isolamento esta na revolução industrial. Reforço minha opinião, sobreesse ponto, com mais um trecho do texto: “Capitalismo e modernidade estão relacionados internamente.” E o capitalismo é caracterizado pelo aumento do trabalho, pela produção máxima e para isso as pessoas se isolam nas fábricas e quando saem não levam amigos e daí o isolamento ‘profissional’ torna-se isolamento na vida como um todo.
Diferente de Marx, Weber teoriza sobre a burocracia, falandosobre a burocracia, não posso deixar de falar do capitalismo, onde na minha visão, um não se desliga do outro. Como o próprio titulo de um dos tópicos descreve, Weber não considera a opinião ou o bem estar das pessoas. A burocracia, como já estudei, na sua essência não se preocupa com o lado humano do trabalhador.
Quando estudamos as teorias da organização lemos muito sobre racionalidade, onde aburocracia é ligada a racionalidade absoluta e os gestores são descritos como tendo uma visão geral da organização, dos problemas por ela enfrentado e vemos nesse tipo de racionalidade que eles têm ou pelo menos devem ter o discernimento de escolher entre todas a melhor solução. Se isso fosse possível, além de colocar os gestores em uma posição de deus, só agravaria a sua distancia dossubordinados. Usando como simplificação um trecho do texto: “A racionalização aumenta a eficiência, mas também desumaniza”.

Ciência Organizacional Normal

Como vemos nas teorias organizacionais, estas foram desenvolvidas para dar apoio às organizações, com inicio nas fábricas, mas precisamente nas linhas de produção. Apoio este que serviria para o desenvolvimento de melhores formas de realização dotrabalho para diminuir o tempo e o custo da produção e para aumentar os lucros. Logo depois surgiram preocupações com os trabalhadores, mais precisamente na Escola de Relações Humanas. Com a interpretação de Parsons dos trabalhos de Weber tem-se outra visão sobre este: “as preocupações de Weber eram a liderança, em vez de dominação, coordenação, e não conflito e controle”.
Iniciaram-se osestudos das estruturas que compõem a organização como tamanho, propriedade e controle, reserva de mercado, tecnologia e daí pode-se identificar quais eram as variáveis dependentes e independentes. Já que neste período quanto mais comprovação cientifica mais aceito, viu-se necessário o estudo mais detalhado da organização pelos teóricos sociais. Com estes estudos foi possível entender que não se pode...
tracking img