A contracepção e o aborto segundo o budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falamos sobre o aborto a partir de um ponto de vista budista, o aborto é considerado homicidio. No entanto, poderá haver várias motivações para terminar a gravidez. Se a motivação for uma depreocupação egoísta, como a de não querer a obrigação de tomar conta de um bébé, esta torna mais grave o acto aos olhos do budismo, porque tanto a motivação como o próprio acto são destructivos.Assim, no budismo sente-se a necessidade de analisar primeiro os motivos.

No budismo, a nossa motivação pode também ser positiva. Se o bébé for grandemente deformado ou mentalmente deficiente, então,desejando que a criança evite todos os problemas futuros, não é condenável o aborto devido ao voto secundário de bodhisattva prestado por todos os budistas de se não evitar cometer uma acçãodestructiva quando a motivação for positiva. Contudo, a ética do problema ainda é questionável aos olhos de um budista.

Noutra situação, no caso de risco para a mãe durante a gravidez, muitos factores ecircunstâncias entram em jogo para tomada de uma decisão, sendo que é definido que o Karma consequente da decisão irá julgar o individuo na próxima vida dependendo das circustancias do aborto.

Alémdas motivações causais, os ensinamentos budistas ditam que a nossa motivação contemporânea (O que certo individuo pensa no momento do processo de aborto) é também muito importante para justificação doacto (Karma).

Deste modo, é muito importante para um budista que no momento do aborto se tenha pensamentos afectuosos para com o bébé. Algumas tradições budistas realizam cerimónias para o feto.Supostamente, a realização destas cerimónias é extremamente útil para com a "alma" da mãe. Dá-se um nome ao feto e reza-se pelas suas vidas futuras.

A questão do aborto está relacionada com a questãoda contracepção. Aqui, a pergunta importante é: “quando é que a vida começa?” Sob o ponto de vista budista, a consciência do ser, antes de renascer, entra pela boca do futuro pai, entra no esperma...
tracking img