A contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTABILIDADE E A CONTROLADORIA, TEMA ATUAL E DE ALTA RELEVÂNCIA PARA A PROFISSÃO CONTÁBIL

HÉLIO LOPES DE ANDRADE JÚNIOR
Graduando em Ciências Contábeis pelo Departamento de Ciências Contábeis da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Email: kadjunior@oi.com.br

KERGIMILSON BEZERRA DE AZEVEDO
Graduando em Ciências Contábeis pelo Departamento de Ciências Contábeis da
UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.
Email: kergi@hotmail.com

MARCELLO RONALD SOARES REGINALDO
Graduando em Ciências Contábeis pelo Departamento de Ciências Contábeis da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Email: marcelloronald@interjato.com.br

ULISSES DAS MERCÊS BARBOSA
Graduando em Ciências Contábeis pelo Departamento de Ciências Contábeis da
Universidade Federal do Rio Grandedo Norte.
Email: barbosaulisses@hotmail.com

MAXWELL DOS SANTOS CELESTINO
Graduado em Ciências Contábeis pela UNIPEC (1993)
Graduado em Direito pela UnP (2010)
Pós-graduado à Nível de Especialização em Auditoria pela UFRJ (1996)
Pós-graduado à Nível de Mestrado em Ciências Contábeis pela UNB (2003)
Email: maxwelsc@terra.com.br

RESUMO
O surgimento e aprimoramento da informática, bem comoa grande disseminação do uso da internet, associados à busca por competitividade pelas empresas têm sido fatores de suma importância para o surgimento de grande número de cursos sobre controladoria e sobre a profissão de controller. O presente artigo tem o objetivo de destacar a importância da controladoria no setor contábil, bem como a importância do profissional de contabilidade nela. Ametodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com ênfase em Koliver (2005). Para os autores a análise demonstra a importância da contabilidade, em detrimento de outras ciências, na área da controladoria.
Palavras-chave: Controladoria. Planejamento. Tomada de decisão. Ciencia Social. Informação.

1 INTRODUÇÃO
O capitalismo predominante, atualmente, em boa parte do sociedade e,consequentemente nas empresas que se incluem nessa sociedade fez e faz com que estas busquem cada vez mais competitividade, o que tem representado um grande estímulo ao desenvolvimento e ao uso de sistemas de informação como meio de apoio estratégico às decisões relativas às atividades de gestão provocando o surgimento de grande quantidade de cursos sobre Controladoria. O advento da informática e da internet éfator de alta relevância para o crescimento da competição entre empresas, pois diminui processos de produção e troca de informações, além de aumentar a quantidade dessas informações e, ainda, diminuir a distância que separa os concorrentes a um simples click no teclado de um computador, daí a crescente necessidade de um profissional que as controle e gerencie. As empresas não estão mais nasmesmas ruas, cidades ou países de seus concorrentes, mas estão nas telas dos computadores através de informações acerca de sua estrutura , situação financeira dentre outras.
Sabendo que a contabilidade tem como finalidade o patrimônio, é importante destacar a figura de um profissional que controle todas as situações, operações e informações que venham a existir nas atividades empresariais. Esteprofissional é chamado de controller (controlador) e tem como função exercer o que alguns autores tratam como PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle), controle gerencial, fiscal, financeiro e contábil. É uma função que requer bastante confiança dos empreendedores e requer do profissional da controladoria conhecimento da atividade desenvolvida pela empresa e espírito de liderança além deter uma visão holística da empresa.

1.1 OBJETIVO

Baseado nesta busca por competitividade, o presente trabalho tem o objetivo de destacar a importância da controladoria na área contábil, tendo em vista que a contabilidade sendo considerada como ciência e tendo como foco o patrimônio das entidades, o registro, a mensuração, análise dos dados, fatos estes que tornam imprescindível a atuação...
tracking img