A contabilidade e sua responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO I
CONTABILIDADE - Noções introdutórias

ROTEIRO

1 - Contabilidade

1.1 - Conceito

1.2 - Campo de Aplicação

1.3 - Finalidade

2 - Principais Interessados nas Informações Contábeis

3 - Áreas de Atuação e Perspectivas

4 - Áreas Emergentes e Perspectivas

5 - Exercício Social

6 - Regime de Competência

7 - Patrimônio

7.1 - São componentes patrimoniais

7.1.1- Imobilização Técnica

7.1.2 - Créditos de Funcionamento e Financiamento
7.1.3 - Débitos de Funcionamento e Financiamento

7.1.4 - Representação Gráfica do Patrimônio
1 Contabilidade


1.1 Conceito

É a ciência que estuda e controla o Patrimônio das Entidades Administrativas, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nela ocorridos, com o fim deoferecer informações sobre a sua composição e suas variações, bem como sobre os resultados econômicos decorrentes da gestão da riqueza patrimonial, oferecendo subsídios para a tomada de decisão.
Inicialmente, a finalidade da Contabilidade seria um instrumento que permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a suadimensão. É, no entanto, uma fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

É também uma técnica de gestão, que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

Hoje a empresa não se interessa apenas com o registro histórico dos fatos patrimoniais. A previsãodo futuro é relevante da gestão moderna. A contabilidade não deve ser entendida apenas como um elemento que simplesmente recolha e interprete dados históricos, mas como uma técnica eficiente de gestão. A gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Fatores relevantes como concorrentes diretos, por exemplo, torna necessário, cada vez mais, conhecer e prever o futuro, a fim deestabelecerem diretrizes, planejando a atividade mediante uma seleção prévia das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diversos tipos que fundamentem essas escolhas. Os dados fornecidos pela contabilidade constituem em importante auxiliar no fornecimento dos elementos de tomada de decisão. Por outro lado, estabelecidos os objetivos e formulado o planejamento, existea necessidade de estabelecer formas de controlar a gestão Sendo a contabilidade um importante auxiliar no fornecimento dos elementos indispensáveis a esse controle.

1.2 Campo de Aplicação

Abrange todas as Entidades-Administrativas, quer sejam pessoa de Direito Público ou de Direito Privado. As Entidades Administrativas, considerando-se o fim a que se destinam, podem ser classificadas emInstituições e Empresas.

Instituições: São Entidades Econômico-Administrativas com finalidades Sócio-Econômicas. As com objetivos sociais são aquelas cuja administração tem por objetivo o bem estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos, etc. As com finalidade sócio-econômicas são aquelas cuja administração tem interesse noaspecto econômico da Entidade, porém este se reverte em benefício da coletividade a que pertencem. São exemplos os Institutos de aposentadorias, pensões, etc.

Empresas: São Entidades Econômico-Administrativas que têm finalidade econômica, isto é, visam o lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividade, como o comércio, indústria, agricultura, pecuária, transportes, telecomunicações,turismo, prestação de serviços, etc.

Quanto à natureza do capital com que são constituídas, as empresas podem ser Públicas, Particulares e Mistas. São Empresas Públicas aquelas constituídas com capital do governo (Ex: Copel S/A). São Empresas Privadas aquelas constituídas com capital de particulares (Ex: Grupo Sonae S/A). São Empresas Mistas aquela constituídas com capital do governo e particulares...
tracking img