A construção do Ser Social: Cenas e Mídias de Corpos Especiaiss

3171 palavras 13 páginas
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO PLANO PILOTO / CRUZEIRO
CENTRO DE ENSINO ESPECIAL 02 DE BRASÍLIA

A Construção do Ser Social: cenas e mídias de corpos especiais.
Jo sé N il do d e S ouz a.
Brasíl ia, d ez emb ro d e 20 1 0.

Esse trabalho é dedicado àqueles a quem devemos cuidar.

Síntese de atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2010 no Centro de Ensino Especial 02 de
Brasília a partir da criação do Laboratório de
Produção Audiovisual “A Teatralidade Meditativa ou A Expressão do Gesto Precário: a linguagem corporal de jovens e adolescentes portadores de necessidades, deficiências e transtornos de aprendizagem”.

INTRODUÇÃO

A partilha de experiências estimula-nos a realização de vivências e projetos tematizados aos desafios que se desdobram. E aqui, o nosso fazer educativo em conjunto com os educandos explicita conteúdos para serem vividos representando materiais substanciais para a aprendizagem. Apontar sentidos denota elencar significados para a ação que se abre no dia a dia da relação professor/aluno.
Uma reflexão propositiva configura ensinamentos voltados para o desenvolvimento ético e expressivo dos educandos em atendimento especial (TGDs, DMUs e DIs) por meio da construção de práticas pedagógicas criativas que possam evidenciar o autoconhecimento do indivíduo e sua percepção de identidade – vivências meditativas como recurso pedagógico - enquanto sujeito protagonizador de suas limitações e possibilidades interrelacionais – harmonia, equilíbrio e concentração.
Como fenômeno propulsor da função social da escola, essa prática pedagógica desenvolvida no Centro de Ensino Especial 02 durante o ano letivo de 2010 apresenta um acervo da produção cultural dos educandos em Teatro, Música e
Dança por meio da criação de mídias performáticas – fotografia e vídeo documentado – narrando a trajetória de sensibilização de jovens e adolescentes portadores de necessidades, deficiências e transtornos vivendo

Relacionados