Portugal apresenta v rios desequil brios regionais

949 palavras 4 páginas
Introdução
Na disciplina de Área de Integração foi nos proposto fazer um trabalho sobre os desequilíbrios regionais , as regiões que eu escolhi foram ,a região do Porto por ser uma das que eu me identifico mais , e a região de Guimarães por ser a cidade mãe de Portugal e por ser a minha cidade, com este trabalho pretendo ficar a saber mais um pouco destas duas grandes regiões.

« Portugal apresenta vários desequilíbrios regionais.
Esses desequilíbrios manifestam-se e evidenciam-se em diferentes áreas.
Essas áreas são a Economia, Demografia, Educação, Ciência e saúde.»

Região do Porto

Porto é uma cidade portuguesa, situada no noroeste de Portugal, que é capital da região Norte e da Área Metropolitana do Porto , tendo também sido a capital da província do Douro Litoral e da região de Entre Douro e Minho.
Área: 41,42 km2
População: 237 591 habitantes
Região: Norte
Sub-região: Área Metropolitana do Porto
Distrito: Porto

Região de Guimarães

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave, uma das sub-regiões mais industrializadas do país.
Área: 240,95 km2
População: 158 124 habitantes
Região: Norte
Sub-região: Ave
Distrito: Braga

Região do Porto
Economia
A região da cidade é onde se situam a maioria das pequenas e médias empresas do país, sendo também a que mais contribui para as exportações nacionais, sendo a única região que exporta mais do que importa. A Região Norte produz 40% do valor acrescentado do país e tem 50% do emprego industrial, tendo uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 129%, contra a média nacional de 74%. Esta região é servida por duas importantes infra-estruturas: o Porto de Leixões, que representa 25% do comércio internacional português e movimenta cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas