A complexidade do conceito pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Integraçao

A Complexidade do conceito pessoa
Conceito de pessoa: a pessoa não é uma coisa, ou um objecto, um meio para a satisfação dos fins ou desejos dos outros.
O caracter consciente das decisões que toma e a responsabilidade assumida pelas palavras proferidas e actos realizados são características de ser pessoa. É na finalidade que cada homem busca que podemos encontrar uma definição doconceito pessoa.
Ser pessoa é ser único, é ter dignidade é assumir a responsabilidade pelos seus actos do que se diz e do que se faz.
Na psicologia personalidade designa o conjunto de esquemas que organizam o comportamento de um individuo em concreto; uma pessoa.os principais traços que caracterizam a “pessoa” são:
* Dignidade absoluta, uma vez que não pode nem deve ser usada como um meiopara um fim.
* Singularidade na medida em que é única e se distingue das demais pessoas.
* Juízo critico, rejeitando o que é mau ou negativo construindo um mundo melhor
* Liberdade e autonomia, já que pensa pela sua cabeça e rejeita manipulação
* Abertura, saindo para fora de si, disponibilizando-se sem nada esperar em troca.
* Compromisso:, sem indiferença, tomando sobre sidesgostos, tarefas e alegrias dos outros
* Proximidade, o amor, amizade e simpatia que deseja o bem do outro e da sem nada pedir
Pessoa Vida e Teatro.
Os traços caracterizadores do “ser pessoa” ditos anteriormente permitem perceber que a pessoa é a fonte,raiz de toda a acção ética.qualquer acção ética implica o assumir da nossa autonomia espiritual buscnado a justiça e a verdade, a salvaguardada nossa integridade lutando para não nos deixarmos possuir pelo o que possuímos, a transformação do que nos acontece em sabedoria, procurando sempre ser melhores, assim a pessoa esta ligada aos conceitos de liberdade e responsabilidade, ou seja a capacidade de cada um responder pelos seus actos.
A palavra pessoa tem sua raiz na palavra latina persona que vem de personare, palavra designativa deamplificação de mascara usada em apresentações de teatro antigamente. Da a ideia de voz anterior da natureza do homem escondida o oculta que caracterizam a invidualidade de eu.
Personalidade: abertura e dinamismo
O ser humano por si é fruto de muitas influencias, principalmente por conta da nova tecnologia e o consumisto actual.e por conseguinte a personalidade de cada um há de ser o resultadoda integração das influencias hereditárias no meio das expericencias pessoais. Principais características da personalidade.
Singularidade: caracter único, diferenciado de um individuo a qualquer outro
Totalidade: integração coerente de aspectos fisiológicos, morais, psicológicos, sociais de um invidivuo
Continuidade: modo próprio e constante de um individuo se comportar ao longo da vida.Dinamismo: permanente construção influenciada por factores externos e internos.
Factores que influenciam a personalidade:
* Factores Hereditários: sexo, características fisiológicas e morfológicas, potencialidade genéticas herdadas e presentes no sistema nervoso e endócrino, bem como na constituição física.
* Factores do meio/ ambiente: importancia do meio social e cultural mediante padroes enormas de ser, comportar-se e pensar transmitidos pela socialização.
* Experiencias pessoais :o que de positivo e negativo ocorreu em sua vida, sobretudo na infância e adolescência e na relação com a família, a escola os amigos a sociedade em geral.
A personalidade é sempre uma construção natural, ela difere do caracter(que remete sobretudo para os componentes instintivos-afectivos dapersonalidade) e do temperamento(que se refere sobretudo aos componentes fisiológico-hereditário). Muito mais do que aquilo que herdamos, do que ensinaram ou do resultado das nossas experiencias pessoais, nos somos a resposta aberta, dinâmica e interactiva positiva ou negativa desses factores.
A Personalidade é o conjunto de características especificas que caracterizam-nos, e a manifestação exterior...
tracking img