a civizilação industrializada e o homem

294 palavras 2 páginas
A Teoria das relações humanas especifica o esmagamento do homem pelo impetuoso desenvolvimento da civilização industrializada. Elton Mayo diz que enquanto a eficiência material aumentou expressivamente , a capacidade humana para o trabalho coletivo não teve o mesmo ritmo de desenvolvimento. Mayo com seus pontos de vista defende que , o trabalho deve ser uma atividade grupal , no qual o operário produz mais devido as normas do grupo do que pelos incentivos materiais e de produção .O ser humano é motivado não pelo fato salarial e material e sim pela necessidade de estar junto , e de ser reconhecido , e que a civilização industrializada tem como conseqüência o fim dos grupos primários da sociedade , enquanto na fábrica surgirá uma nova unidade social e proporcionará um novo lar , uma local de compreensão e de segurança emocional para os indivíduos .

Como resultado da experiência de Hawuthorne , verificou-se que a colaboração na sociedade industrializada não pode ser entregue ao acaso , enquanto se cuida apenas dos aspectos materiais e tecnológicos do progresso humano. A organização industrial é composta de uma organização tecnca , prédios , máquinas , equipamentos , instalações , matéias- primas , etc , e e uma organização humana que são pessoas que consituem a organização social.

Todos os métodos de trabalho focam para a eficiência , nenhum para a cooperação , com isso surgem o conflito social nessa sociedade industrial: a incompatibilidade entre os objetivos organizacionais da empresa e os objetivos pessoais dos empregados , as relações humanas e cooperação constituem uma chave para evitar o conflito social.

“ O conflito é uma chaga social , a cooperação é o bem-estar social.”

Relacionados

  • teoria das relações humanas
    1654 palavras | 7 páginas