A ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Tendência Reprodutora
em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes. Acredita que aeducação faz integralmente parte da sociedade e a reproduz. A educação reprodutora vê a sociedade como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e politicos. Pretende apenas demostrar como altera a educação dentro da sociedade e não como ela deve agir; ou seja, não estabelece um modo de atuar para a educação, pelo contrário critica e não acredita naperfeição. Assim não propõe uma prática pedagógica, apenas analisa a já existente, projetando essa para o futuro.
Para melhor reprodução educacional é necessário estar atento, verificando o que necessita paraser suprido ou substituído, até porque o que aqui importa é qualidade e não quantidade. Tanto que Althrusser critica e dá seu parecer pessimista a respeito da escola, da educação; não é a escola queinstitui a sociedade, mas a sociedade que institui a escola a seu serviço, sendo assim, não adianta lutar por melhorias, contra o poder dominante do sistema educacional, pois sempre reproduzirão aideologia dominante mais forte.

Tendência Transformadora
Recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador, propõe-se compreender a educação dentro de seus condicionantes e agirestrategicamente para sua transformação. 
Propõe desvendar e utilizar-se das próprias contradições da sociedade, para trabalhar realisticamente, criticamnte pela sua transformação.
Essa tendência,serve de meio, ao lado de outros meios para transofrmar, já que não coloca a educação dentro da sociedade, pois Dermeval Saviani coloca: é preciso dar uma arma "nas mãos dos educadores para que possamlutar pelo exercício de um poder real, ainda que limitado.
A terceira tendência, interpreta a educação como uma instância diáletica que serve a um projeto, a um modelo, a um edeal de sociedade,...
tracking img