A cavalaria e se patrono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cavalaria e seu Patrono

A cavalaria, arma ligeira, antigamente destinava-se ao combate a cavalo, no entanto, com o avanço tecnológico a cavalaria evoluiu, e hoje o cavalariano anda montado emblindados e helicópteros.
Surgida a partir de uma necessidade de busca por superioridade no campo de batalha, inicialmente foram criadas plataformas móveis, devido a vantagem que obtinham em altura,podendo visualizar o maior número de inimigos, monitorar as suas ações, e sem contar que combateriam de cima para baixo. Todavia, a mobilidade se tornou um problema, as plataformas móveis eram dedifícil transporte, e então começaram a ser utilizados animais de maior porte para isso, assim não se perdiam todas as vantagens anteriores, e ainda ganhariam muita velocidade de deslocamento. O cavaloacabou por se tornar o melhor companheiro do cavalariano, o que fica explicito na canção de cavalaria.
Após a Primeira Guerra Mundial parecia claro que o cavalo seria cada vez menos utilizado nocombate, pois os arames farpados, metralhadoras e espingardas de repetição acabaram se tornando mortíferas para as tropas a cavalo. E aos poucos foram sendo substituídos por carros de combates, emborafosse explicita a necessidade de carros de combate no lugar dos cavalos, essa migração foi lenta devido ao conservadorismo militar e aos impedimentos econômicos que a primeira guerra mundial acabou porimpor. Mesmo assim, no inicio da segunda guerra mundial os exércitos britânico e norte-americano estavam quase totalmente, motorizados.
Embora a cavalaria tenha migrado para os carros de combate, foia cavalo que o legendário Manoel Luís Osorio acabou por fazer história. Osorio, o patrono da arma de cavalaria, nasceu em 1808, na Vila de Santo Antônio do Arroio, hoje município de Osório. No campode batalha mostrou-se um líder nato, o marechal empolgava e arrastava como ninguém, fascinava seus subordinados. Fez-se presente em todas as campanhas travadas pela manutenção das fronteiras sul e...
tracking img